Política
Renan Filho lidera no Litoral Norte e consolida favoritismo para 2026
Entre os entrevistados, 4% declararam que não votariam em nenhum dos dois candidatos
Pesquisa inédita realizada pelo Instituto Falpe, nos dias 27 e 28 de novembro, aponta o senador e ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) na liderança das intenções de voto para o governo de Alagoas no Litoral Norte. O levantamento ouviu 727 eleitores em nove municípios da região, incluindo Maragogi, Porto Calvo, Jacuípe, e São Miguel dos Milagres.
No cenário estimulado, Renan Filho aparece com 41% das intenções de voto, seguido por JHC (PL), atual prefeito de Maceió, com 36,5%. Entre os entrevistados, 4% declararam que não votariam em nenhum dos dois candidatos, enquanto 18,5% preferiram não opinar.
Outro ponto positivo para Renan é seu baixo índice de rejeição: apenas 17% afirmaram que não votariam nele, enquanto JHC registra 5%. Esse contexto reforça o favoritismo de Renan para uma eventual disputa em 2026, especialmente no interior do estado, onde mantém ampla base de apoio, como já apontado em pesquisas anteriores.
O ministro também lidera com folga pesquisa realizada pelo Instituto Falpe nos dias 20 e 21 de novembro em Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas. No cenário estimulado para governador Renan Filho (MDB) tem 61,5%, seguido por JHC (PL): 20,5%, Nenhum: 2,5% e Não opinaram: 15,5%
O levantamento na região norte, região que tem alguns prefeitos de oposição ao grupo do governador Paulo Dantas, consolida a liderança de Renan Filho no interior. A tendência é que, se candidato, ele lidere com margem maior nas regiões do agreste, sertão,zona da mata e baixo São Francisco.
Senado
Em Arapiraca, entre os nomes que devem concorrer às duas vagas para o Senado em 2026, Renan Calheiros (MDB) lidera com 47% das intenções de voto em Arapiraca, seguido por Arthur Lira (PP), com 32,5%. Outro dado relevante é o desempenho de Davi Davino Filho (PP), que aparece em quarto lugar com 24%, atrás de Alfredo Gaspar (27%). Davi, que liderou a votação ao Senado na capital e região metropolitana em 2022, mantém-se competitivo e já sinalizou nos bastidores interesse em concorrer novamente, assim como Renan Calheiros.
Já no Litoral Norte, a pesquisa também aponta a preferência por possíveis candidatos ao Senado, como Alfredo Gaspar: 31%, Renan Calheiros: 28%, Arthur Lira: 27,5%, Davi Davino Filho: 25%, Paulão: 6%, Eudócia Caldas: 1,75%, Nenhum: 7,5% eNão opinaram: 21%
Resultados das pesquisas Falpe
Arapiraca
A pesquisa realizada pelo Instituto Falpe nos dias 20 e 21 de novembro em Arapiraca trouxe os seguintes resultados, na questão estimulada (lembrando que serão duas vagas para o Senado, por isso, o entrevistado pode citar dois nomes):
• Governador:
◦ Renan Filho (MDB): 61,5%
◦ JHC (PL): 20,5%
◦ Nenhum: 2,5%
◦ Não opinaram: 15,5%
• Senador:
◦ Renan Calheiros (MDB): 47%
◦ Arthur Lira (PP): 32,5%
◦ Alfredo Gaspar (MDB): 27%
◦ Davi Davino Filho (PP): 24%
◦ Paulão (PT): 8,5%
◦ Eudócia Caldas (sem partido): 1,5%
◦ Nenhum: 7%
◦ Não opinaram: 9,5%
Veja os resultados de Maceió
Pesquisa realizada pelo Instituto Falpe entre os dias 21 e 25 de outubro em Maceió e região metropolitana apresenta um panorama distinto do identificado recentemente em Arapiraca. Na capital, o prefeito JHC lidera nas intenções de votos para governador:
• Governador em Maceió (pesquisa estimulada):
◦ JHC: 69,5%
◦ Renan Filho: 16%
◦ Nenhum: 3%
◦ Não opinaram: 11,5%
• Senado em Maceió (pesquisa estimulada):
**Resultados da pesquisa Litoral Norte
Governo (cenário estimulado):
- Renan Filho (MDB): 41%
- JHC (PL): 36,5%
- Nenhum: 4%
- Não opinaram: 18,5%
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Falpe entre os dias 27 e 28 de novembro de 2024, com 727 eleitores das zonas urbana e rural de nove municípios do Litoral Norte de Alagoas: Maragogi, Porto Calvo, Jacuípe, Matriz de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Passo do Camaragibe.
Com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%, o levantamento revela as intenções de voto para o governo e o Senado nas eleições de 2026.