Política

Paulo Dantas participa de lançamento de livro em homenagem ao ministro alagoano do STJ, Humberto Martins

Encontro reuniu em Brasília autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo para celebrar a trajetória do homenageado

Por Redação 11/12/2024 09h09
Paulo Dantas participa de lançamento de livro em homenagem ao ministro alagoano do STJ, Humberto Martins
Governador Paulo Dantas participou do lançamento do livro elaborado por vários juristas que homenageia o ministro Humberto Martins - Foto: Reprodução

O governador Paulo Dantas participou na terça-feira (10), em Brasília, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), do lançamento do livro “Direito Federal Interpretado: Estudos em Homenagem ao Ministro Humberto Martins", que homenageia o magistrado alagoano de uma das mais respeitadas Cortes do País.

O encontro reuniu autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo para celebrar a trajetória do ministro como também a sua destacada atuação e contribuição à jurisprudência do Tribunal.

Paulo Dantas ressaltou a importância de Martins na luta em defesa do bem-estar social e político do Brasil.

“Participamos do lançamento de um livro elaborado por vários juristas sob a liderança do ministro Humberto Martins. Tem uma historia extraordinária. Nos enche de orgulho e nos deixa muito felizes por sua atuação permanente em defesa da democracia, do pacto federativo e pelas liberdades. Quero dizer a todos de Alagoas que estou feliz por ter participado de um dia extremamente importante para todos nós”, afirmou.

O evento permitiu aos presentes refletirem sobre o papel do Judiciário na sua atuação em defesa dos interesses nacionais.

A obra foi coordenada por Otávio Luiz Rodrigues Júnior e Jadson Santana de Sousa, responsáveis por reunir estudos que abrangem diversos setores do direito, refletindo a contribuição do ministro à magistratura.

Natural de Maceió, o ministro Humberto Martins é graduado em direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em administração de empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Entre 1979 e 2006, integrou o Ministério Público alagoano, foi procurador do Estado, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção de Alagoas, e se tornou desembargador do Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional, em vaga destinada à advocacia.

Martins tomou posse como ministro do STJ em 2006. Foi membro da Segunda Turma e da Primeira Seção – colegiados de direito público. Exerceu, ainda, entre outros, os cargos de ouvidor e vice-presidente do STJ, corregedor nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), corregedor-geral da Justiça Federal (no Conselho da Justiça Federal – CJF) e ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Exerceu, ainda, os cargos de presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na gestão de 2020 e 2022 e de corregedor nacional de Justiça, no período de 2018 a 2020.

*Com Agência Alagoas