Política
Lula vence todos os cenários; resultado fortalece Paulo e Renan Filho
O levantamento mostra que Lula vence em qualquer cenário, inclusive contra Bolsonaro
O presidente Lula seria reeleito se as eleições fossem hoje. É o que mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (12/12), feita entre os dias 4 a 9 de dezembro, antes da cirurgia a que o presidente foi submetido nesta semana.
O levantamento mostra que Lula vence em qualquer cenário, inclusive contra Bolsonaro. Numa eventual disputa contra o ex-presidente, ele teria 51% contra 35%.
Se Lula não for candidato, o favorito para disputar a presidência pelo PT é o ministro da Fazenda Fernando Haddad, que também aparece na liderança da pesquisa em todos os cenários.
O resultado da Genial/Quaest fortalece o grupo do governador Paulo Dantas (MDB), que trabalha hoje com a provável candidatura de Renan Filho (MDB) ao governo em 2026. Os dois são aliados de "primeira hora" do presidente Lula e vão montar o palanque do governo federal em Alagoas, seja para o atual presidente ou para um nome que ele indicar.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, além de liderar pesquisas de intenção de votos no Estado, partiria para disputar a eleição com o apoio do governador Paulo Dantas, do presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor e da maioria dos deputados estaduais, além de metade da bancada federal e ao menos 90 dos 102 prefeitos de Alagoas.
O resultado da pesquisa Genial/Quaest, que aponta para a perspectiva de reeleição do presidente Lula ou da eleição, fortalece o grupo de Paulo Dantas e Renan Filho, que passaria a ter um palanque mais robusto, ajudando a atrair apoio de vários partidos de centro, de centro-esquerda e de centro-direita.
Veja a pesquisa
Lula vence todos os cenários em 2026
Divulgada nesta quinta-feira (12/12), a sondagem Genial/Quaest aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como favorito numa eventual reeleição em 2026.
O levantamento apresenta vários cenários estimulados para o 2º turno:
- Lula 51% x Bolsonaro 35%;
- Lula 52% x Tarcísio de Freitas 26%
- Lula 52% x Pablo Marçal 27%
- Lula 54% x 20%.
A pesquisa Quaest simulou apenas cenários de segundo turno e mostrou ainda que 52% acham que Lula não deveria se candidatar à reeleição em 2026, contra 45% que acreditam que o petista deveria disputar o pleito.
Haddad é favorito pra substituir Lula
Se Lula não disputar em 2026, o favorito para ser o candidato do governo, segundo a pesquisa, é o do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Ele também venceria os mesmos nomes da direita. Veja o resultado:
- Haddad 42% x Bolsonaro 35%.
- Haddad 44% x Tarcísio 25%.
- Haddad 42% x Marçal 28%
- Haddad 45% x Caiado 19%.
A pesquisa contou com 8.598 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de um ponto porcentual e o índice de confiança é de 95%.
Veja aqui a pesquisa na íntegra: