Política
JHC chama vereadores para conversar sobre eleição de presidente da Câmara de Maceió
O prefeito de Maceió conversou ontem à noite com pelo menos cinco vereadores de partidos da sua base (PL e PP)
O prefeito de Maceió, JHC,chamou vereadores da sua base para conversar sobre a eleição da mesa diretora da câmara, que será realizada em primeiro de janeiro.
As conversas ocorreram na noite desta quinta-feira, após o retorno do prefeito de uma viagem a Brasília. Durante a semana ele já havia conversado com os dois candidatos a presidente da mesa diretora, os vereadores Galba Netto e Marcelo Palmeira, ambos do PL.
JHC conversou ontem à noite com pelo menos cinco vereadores de partidos da sua base (PL e PP), que apoiam Marcelo
Pelo menos quatro deles, teriam dito ao prefeito que estão fechados com Marcelo Palmeira e não pretendem mudar de posição.
O prefeito, na conversa com Palmeira, realizada na última quarta-feira, chegou a sondar se ele toparia disputar outro cargo na mesa diretora, que não fosse o de presidente. Marcelo teria explicado que não tinha mais como voltar atrás, em função dos compromissos assumidos com o grupo que é formado, além dele, por 17 dos 27 vereadores.
O grupo tem dez vereadores eleitos por partidos de oposição e oito vereadores da base do prefeito JHC. Reunidos ontem, esses vereadores decidiram fechar questão em torno da candidatura de Marcelo Palmeira à presidência.
"É uma eleição interna do Poder Legislativo e nós decidimos que vamos seguir em frente. O prefeito terá o nosso apoio, vamos votar nos projetos que ele precisar, vamos garantir a governabilidade, mas decidimos que a eleição da Mesa será resolvida no âmbito da Câmara, sem interferências externas", disse um dos vereadores que fazem parte do grupo.
João Henrique Caldas também conversou com Galba Netto durante a semana. A conversa que ele teve ontem à noite com alguns vereadores foi interpretada como um gesto para o atual presidente da Câmara, que vem recorrendo ao Executivo para tentar se reeleger no cargo.
"Não acreditamos que o prefeito vá fechar questão em torno do Galba, porque ele não tem os votos necessários para ganhar. Ele ficou quatro anos como presidente da câmara e ao recorrer ao apoio da prefeitura para tentar se eleger mais uma vez, mostra que não conseguiu consolidar a sua liderança", afirma o vereador.
Outro problema é que Galba Netto teria uma relação difícil com vários vereadores, inclusive do PL. "Muitos vereadores da base do JHC e principalmente da oposição não têm uma boa relação com o atual presidente da Câmara. Essa situação, essa falta de sintonia, só piorou depois das eleições deste ano", pondera o vereador.
A expectativa do grupo é que o prefeito JHC não interfira no processo eleitoral. "Não há nenhum clima de disputa com o Executivo, mas decidimos que essa é uma eleição que será resolvida pelos próprios vereadores porque trata-se de uma questão interna do Poder Legislativo. Temos compromisso com a cidade e com a governabilidade. Prefeito pagar você sabe que não terá a menor dificuldade, ao contrário pode ter até mais facilidade, se o Marcelo foi eleito presidente", aponta o vereador.