Política
Vereadores eleitos por Maceió são diplomados em cerimônia nesta segunda-feira (16)
A diplomação é o ato legal que confirma o resultado das urnas, sendo o momento da entrega dos diplomas
Foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) os vereadores eleitos por Maceió. A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira (16), no auditório do Cesmac, no bairro do Farol.
A diplomação é o ato legal que confirma o resultado das urnas, sendo o momento da entrega dos diplomas, que tornam os vereadores aptos a tomar posse e iniciar suas atividades legislativas.
A solenidade foi aberta pelo presidente do TRE de Alagoas, o desembargador Kléver Rego Loureiro, que destacou todo o processo eleitoral no Estado, que aconteceu sem ocorrências graves no pleito nos 102 municípios alagoanos.
“Estamos entregando a população maceioense os seus verdadeiros representantes que ganharam pelo voto. É um motivo de muita alegria e satisfação para o TRE de Alagoas”, disse.
A partir de 2025, a Câmara de Maceió vai contar com 27 vereadores. Até o mandato que acaba neste ano, eram 25 vagas para a capital. Dos eleitos, apenas dois - Rui Palmeira e Leonardo Dias - não compareceram à cerimônia e serão diplomados em outro momento.
Luciano Marinho (PL), o vereador mais votado de Maceió, também falou durante a cerimônia.
“É uma responsabilidade que nos desafia a sermos dignos ao papel que a democracia nos confiou. Cada diploma entregue é uma afirmação de que não estamos aqui por mérito próprio, mas porque milhares de pessoas acreditaram que podemos ser a voz que ecoa seus anseios, lutas e sonhos”, disse.
Foram reeleitos em Maceió Luciano Marinho (PL), Davi Davino (PP), Galba Netto (PL), Zé Márcio Filho (MDB), Marcelo Palmeira (PL), Leonardo Dias (PL), Teca Nelma (PT), Kelmann (MDB), Chico Filho (PL), Brivaldo Marques (PL), Cal Moreira (PL), Siderlane Mendonça (PL), Aldo Loureiro (PDT), Olívia Tenório (PP), Silvania Barbosa (Solidariedade), Eduardo Canuto (PL) e Samyr Malta (Pode).
Já entre os que conquistaram o primeiro mandato estão Milton Ronalsa (PSB), Delegado Thiago Prado (PP), Allan Pierre (MDB), Jeannyne Beltrão (PL), Thales Diniz (PSB), Rui Palmeira (PSD), Jonatas Omena (PL), David Empregos AL (União) e Silvio Camelo Filho (PV). Além deles, tem também Fátima Santiago (MDB), que retorna à Câmara.
*Com informações do GazetaWeb