Política
JHC garantiu com “facilidade” indicação do futuro presidente da Câmara
Entre domingo (22) e segunda-feira (23), com a candidatura de Marcelo Palmeira já minada, o grupo que formava o bloco com 17 vereadores passou a discutir alternativas
Nos bastidores, a eleição do futuro presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió viveu nos últimos dias intensas movimentações, trocas de acusações e articulação de diferentes “chapas” até que fosse cravado com as “bençãos” do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), o nome de Chico Filho (PL).
Entre domingo (22) e segunda-feira (23), com a candidatura de Marcelo Palmeira já minada, o grupo que formava o bloco com 17 vereadores passou a discutir alternativas. A vereadora Olívia Tenório (PP) surgiu como candidata a presidente numa chapa que teria Silvânia Barbosa como primeira-secretária.
“Está tudo certo, poderíamos ganhar, mas a chapa implodiu porque a Silvânia também foi lançada como candidata a presidência. A essa altura, o grupo foi minado e o prefeito começou a chamar todos para conversar, propondo o nome do Chico Filho”, revela um vereador eleito que participava do grupo de apoio a Palmeira.
“A vitória do Chico Filho se consolidou quando ele rompeu com nosso grupo e ainda conseguiu levar mais quatro vereadores com ele”, aponta outro vereador. “Foi um movimento estranho, porque o Chico além do compromisso que tinha com o grupo era amigo do Marcelo”, reforça o vereador.
Ao fim e ao cabo, o prefeito JHC passou a convidar todos os vereadores do grupo dos 18 para conversas individuais, pedindo a cada um apoio para Chico Filho. Vários vereadores de partidos de oposição se encontraram com o prefeito e afirmam que falaram apenas “da eleição da mesa”.
"Nenhum desafio é maior do que a nossa vontade de fazer mais e construir um futuro ainda melhor para Maceió. Obrigado, @jhcdopovo por toda confiança, e, a união dos grupos de vereadores que acreditam no diálogo e no trabalho", disse Chico Filho em suas redes sociais.
Participara dos encontros com JHC, de acordo com fotos “vazadas” no Instagram de Chico Filho, entre outros vereadores eleitos por partidos de oposição, Kelmann Vieira (MDB), Allan Pierre (MDB), Aldo Loureiro (PDT) e Thales Diniz.
JHC no entanto conversou com outros vereadores que não aparecem nas fotos e deve garantir vitória de seu candidato à presidência da Câmara de Maceió com folga, o que deve ajudar – e muito – a consolidar maioria expressiva da sua bancada. Mas essa é outra história.