Política

JHC amplia base e começa 2o governo com apenas 4 vereadores na oposição

Dos vereadores de “oposição”, já definiram participação na bancada do prefeito Aldo Loureiro (PDT), Fátima Santiago e Kelmann Vieira (ambos do MDB), Silvânia Barbosa (SD) e Thales Diniz (PSB)

Por Blog de Edivaldo Junior 30/12/2024 05h05
JHC amplia base e começa 2o governo com apenas 4 vereadores na oposição
Secretário de Governo, Júnio Leão, participa de almoço com vereadores eleitos e reeleitos sinalizando entedimento com a maioria. - Foto: Reprodução

Reeleito, o prefeito de Maceió avança na estruturação do novo mandato, de olho nas eleições de 2026. João Henrique Caldas, o JHC (PL), surpreendeu ao garantir, sem resistências, ao impor um nome seu como candidato único a presidente da Câmara de Vereadores de Maceió. E nesse embalo, ainda aprovou uma Lei Delegada que lhe dá plenos poderes para mexer na estrutura administrativa da prefeitura, sem precisar de aval do Legislativo pelos próximos 90 dias.

“Deram uma carta branca ao prefeito. A próxima legislatura não terá nada para fazer, nada importante para votar pelos próximos 180 dias”, avalia um vereador eleito.

No embalo das conversas que teve com vereadores para consolidar o nome de Chico Filho (PL) como presidente da Câmara Municipal, JHC além de consolidar a maioria no Legislativo, conseguiu ampliar a base para uma eventual candidatura ao governo em 2026.

A perspectiva é que a base de JHC chegue a 23 dos 27 vereadores. Sem dar mais detalhes, o secretário de Governo da prefeitura de Maceió, diz que só não participará da bancada do prefeito o vereador que não quiser: “o governo de JHC é amplo, tem espaço para todos. O prefeito é trabalhador, dedicado e vai fazer mais uma vez uma grande gestão. Qualquer vereador que quiser participar da nossa base será bem-vindo”, aponta.

Bancada

Nas eleições deste ano, foram eleitos 27 vereadores, sendo 16 de partidos que apoiaram JHC e 11 por partidos que apoiaram outros candidatos.

Dos partidos aliados de JHC, o PL elegeu 11 vereadores, o PP 3, o Podemos 1 e o União 1.

Dos partidos de “oposição”, o MDB elegeu 4, PSB 2, Federação Brasil 2, PDT 1, PSD 1, SD 1.

Dos vereadores de “oposição”, já definiram participação na bancada do prefeito Aldo Loureiro (PDT), Fátima Santiago e Kelmann Vieira (ambos do MDB), Silvânia Barbosa (SD) e Thales Diniz (PSB).

Apenas os vereadores Zé Márcio e Allan Pierre (ambos do MDB), Teca Nelma (PT), Sílvio Filho (PV), Milton Ronalsa (PSB) e Rui Palmeira (PSD) não entraram na bancada do prefeito até agora, mas ao menos dois destes (quem?) já conversaram com Júnior Leão e devem anunciar em breve a adesão ao governo de JHC.

Ampliando

Além de ampliar a bancada, JHC também está conseguindo ampliar a base de apoio para projetos futuros. As conversas já estão saindo da Câmara de Maceió e avançando para a Assembleia Legislativa de Alagoas e algumas prefeituras o interior. Mas essa é outra história.