Política

Renan Filho tem 15 pontos na frente de JHC, aponta pesquisa do Ibrape

Os números são de levantamento que blog do Edivaldo Junior teve acesso

Por Blog do Edivaldo Jr. 04/01/2025 07h07
Renan Filho tem 15 pontos na frente de JHC, aponta pesquisa do Ibrape
Renan Filho participa de solenidade em Alagoas - Foto: Reprodução

O ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan FIlho, seria eleito para o governo do Estado se as eleições fossem hoje, em primeiro turno. Ele abriu vantagem de 15 pontos percentuais contra o seu provável principal concorrente, o prefeito JHC.

Os números são de levantamento que blog do Edivaldo Junior teve acesso. Os resultados de pesquisa realizada pelo portal CadaMinuto, em parceria com o Instituto Ibrape, sobre o que pensa o alagoano a respeito de diferentes temas. Da tentativa de golpe à prisão de Bolsonaro, passando pela descriminalização do uso da maconha no Brasil.

Os resultados vem sendo divulgados ao longo dos últimos dias, sempre com temas específicos. Até o momento, no entanto, não foram apresentados os números da sondagem sobre o que pensa o alagoano das próximas eleições para o governo federal e o governo do Estado.

O blog teve acesso a informações sobre a sondagem de opinião do eleitor, a partir de lâminas da pesquisa enviadas por um influente interlocutor. Os resultados mostram que o presidente Lula, se fosse candidato à reeleição venceria a disputa num eventual confronto contra Jair Bolsonaro. Já o ministro dos Transportes, Renan Filho, abriria uma diferença de 15 pontos contra o prefeito de Maceió, JHC, num eventual confronto direto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 10 de dezembro de 2024 pelo Ibrape com 3.000 eleitores alagoanos com 16 anos ou mais, em todas as regiões do Estado.

Renan Filho x JHC


O Ibrape perguntou aos entrevistados, se as eleições fossem hoje, em quem votaria para governador. Na questão estimulada com Renan Filho contra JHC, o ministro dos Transportes teve 48% das citações contra 33% de JHC. Indecisos 15% e Brancos e Nulos 4%. Este cenário indica uma vitória do ex-governador já no primeiro turno.

Lula


O Ibrape também perguntou aos entrevistados, se as eleições fossem hoje, em quem votaria para presidente. Na questão estimulada o presidente Lula lidera com 51%, enquanto Bolsonaro aparece em segundo com 34%, Marçal em terceiro com 2% e Ronaldo Caiado em quarto com 1%. Indecisos 10% e Brancos e Nulos 2%.

Avaliação

Na avaliação, o governo de Lula tem 61% de aprovação, enquanto o de Paulo Dantas tem 67% de aprovação.

Veja tabelas: