Política
JHC nomeia filho do presidente do TJ-AL e gera suspeitas de favorecimento
Fernando Tourinho Lisboa Souza é filho do desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza e foi nomeado para um cargo de Comissão na Prefeitura de Maceió
A recente nomeação de Fernando Tourinho Lisboa Souza para o cargo de Comissão Especial II, vinculado à Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio (SEMGE), gerou polêmica em Maceió. O ato foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 2 de janeiro.
Fernando Tourinho Lisboa Souza é filho do desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, atual presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL). Tourinho pai vai deixar a presidência do Tribunal. Nesta terça-feira (7), apresentou sua prestação de contas e agradeceu à sociedade e aos futuros ex-colegas. "Missão cumprida", declarou.
Em um dos últimos atos enquanto chefe da Corte, Tourinho decidiu a favor da prefeitura, na ação que contestava a permanência da polêmica 'faixa verde', na orla da capital alagoana.
O filho do desembagador, bem verdade, já fazia parte da gestão de JHC em seu primeiro mandato, tendo sido reconduzido ao cargo.
A ligação familiar, porém, traz à tona discussões sobre um possível conflito de interesse, considerando que sua nomeação foi um dos primeiros atos administrativos do novo mandato de prefeito João Henrique Caldas