Política
A conta-gotas: JHC nomeia mais três secretários; ainda faltam 15
Foram reconduzidos, em sua maioria, secretários ou dirigentes de órgãos considerados da “cota pessoal” ou “técnicos”
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), nomeou na edição extra do Diário Oficial de Maceió desta quarta-feira (08/01) três novos assessores com status de secretários do município. Mantendo a regra, até agora, todos os ocupantes de cargos do primeiro escalão foram reconduzidos às mesmas funções, com exceção do vice-prefeito Rodrigo Cunha, que foi nomeado para a Secretaria Municipal de Infraestrutura.
O vice-prefeito também emplacou outro indicado seu no primeiro escalão. Myriel Cavalcanti Mello Neto foi reconduzido para a presidência da Fundação Municipal de Ação Cultural, em ato publicado nessa terça-feira (07/01). Myriel foi assessor de Rodrigo no Senado, de onde saiu para comandar a FMAC, um dos órgãos de maior visibilidade – e de também de maior movimentação de recursos – na primeira gestão de JHC.
Nessa quarta-feira, foram nomeados Eliane Albuquerque de Aquino para a Secretaria de comunicação (SECOM), José de Barros Lima Neto, para a Controladoria Geral (CGM) e Eduardo Luiz de Paiva Lima Marinho para a Segurança Cidadã (SEMSC).
O prefeito manteve as expectativas ao reconduzir aos cargos os nomes confirmados até agora (veja lista abaixo). Foram reconduzidos, em sua maioria, secretários ou dirigentes de órgãos considerados da “cota pessoal” ou “técnicos”. Entre as exceções, estão Myriel, indicado por Rodrigo Cunha e Vitor Soares Braga, que é filho do juiz José Braga Neto e teria sido indicado ao cargo pela família Pereira.
Mas ainda falta o prefeito definir a nomeação de cerca de 15 outros cargos do primeiro escalão, a maioria deve ter indicação de políticos. Entre estas pastas, estão Esportes, Abastecimento, Cultura, Ação Social e Habitação.
As nomeações saem lentamente, à conta-gotas. Isso deve dar tempo para JHC não só “analisar” melhor os currículos, mas principalmente não negociar as próximas escolhas.
O que se espera é que as nomeações políticas saiam após o entendimento do prefeito não só com sua bancada na Câmara Municipal de Vereadores, mas também de conversa com aliados na Assembleia Legislativa de Alagoas e na bancada federal de Alagoas.
Existe a possibilidade – ou expectativa – de que o prefeito abra vaga para Caio Bebeto, filho do deputado Cabo Bebeto. Ele ficou na primeira suplência de vereador e pode assumir o mandato, mas também está sendo lembrado para assumir de volta alguma Secretaria no município.
Veja as nomeações feitas até esta quarta-feira por JHC:
Júnior Leão (Governo)
Marcos Antônio Vieira Fernandes Filho (SERF)
Eliane Albuquerque de Aquino (SECOM)
Cantídio De Freitas Mundim Neto (SEMURB)
Victor Soares Braga (SEMED)
João Felipe Borges (Fazenda)
Mary Anne de Souza Rocha (SEMGE: Interina)
Rodrigo Santos Cunha (SEMINFRA)
Eduardo Luiz de Paiva Lima Marinho (SEMSC)
Claydson Duarte Moura – Mourinha (Saúde)
David Ricardo de Luna Gomes (SEMAEMI)
João Lobo (PGM)
José de Barros Lima Neto (CGM)
Myriel Cavalcanti Mello Neto (FMAC)
Meiry Soares Porciúncula (ALICC)
Antônio Carvalho e Silva Neto (IPLAN)
André Santos Costa (DMTT).