Política
Secretário de JHC revela que prefeitura doará 500 imóveis à Braskem
Lucas Callado, responsável pela secretaria de Habitação, confidenciou ação da prefeitura durante reunião com lideranças comunitárias
O secretário municipal de Habitação de Maceió, Lucas Callado, confidenciou durante uma reunião com lideranças comunitárias que a Prefeitura de Maceió irá repassar 500 apartamentos do Residencial Santa Amélia para a Braskem, como parte de um acordo firmado com o Ministério Público Federal, o Tribunal de Justiça de Alagoas e a Defensoria Pública da União. A declaração ocorreu em dezembro passado e foi registrada em vídeo, que agora circula nas redes sociais, gerando indignação entre moradores das áreas afetadas pela mineração.
Os apartamentos, que integram um complexo habitacional de 1.180 unidades, estavam previstos para serem entregues até fevereiro deste ano. O projeto inclui três conjuntos residenciais na Santa Amélia: Pedro Teixeira Duarte I e II, com 500 apartamentos cada, e Diana Simom, com 180 unidades. Segundo os anúncios iniciais da prefeitura, todos os imóveis seriam destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, cadastradas na Secretaria de Habitação.
O repasse à Braskem ocorre no contexto das negociações relacionadas aos danos provocados pela atividade de mineração da empresa, que destruiu cinco bairros na capital alagoana. Apesar disso, o anúncio da "doação" surpreendeu lideranças e moradores, que se mostraram perplexos durante a reunião.
A prefeitura ainda não se posicionou oficialmente sobre a destinação dos imóveis e o espaço segue aberto para esclarecimentos.
Lucas Callado foi o último secretário de Habitação de Maceió, antes do fim do 1º mandato de JHC. O prefeito de Maceió tem feito as nomeações de seu secretariado à conta-gotas, ao longo dessa semana, e o nome do futuro responsável pela pasta ainda não foi divulgado.