Política
PT sugere ministério para Arthur Lira como estratégia após saída da Câmara
Proposta busca reduzir riscos à governabilidade e fortalecer diálogo com o Congresso
O Partido dos Trabalhadores (PT) tem defendido que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereça um cargo ministerial a Arthur Lira (PP-AL) após o término de seu mandato como presidente da Câmara dos Deputados, previsto para fevereiro. A ideia é evitar que Lira, fora do comando da Casa, utilize sua influência no Legislativo para dificultar a agenda do governo.
Segundo informações do blog de Bela Megale, do site O Globo, petistas avaliam que ocupar Lira em um ministério seria uma forma de neutralizar eventuais riscos e aproveitar sua capacidade de articulação política. Entre as pastas cogitadas para essa movimentação estão os ministérios da Saúde e da Agricultura, ambos com forte apelo político e orçamentos significativos.
A possível nomeação de Lira está relacionada à reforma ministerial planejada pelo governo para janeiro. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que as mudanças têm como objetivo recompor a base aliada no Congresso e atender a demandas de partidos, especialmente do centrão, que pressionam por maior espaço no Executivo.
A decisão sobre a entrada de Lira no governo depende de negociações entre Lula e lideranças partidárias, que buscam equacionar interesses e evitar prejuízos à governabilidade.
Com Jornal Extra.