Política
“Sem traição no currículo”, MV resiste a tentação de disputar governo
O presidente da Assembleia Legislativa foi decisivo na eleição do governador Paulo Dantas e de outros importantes aliados
Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, reeleito pela terceira vez, o deputado estadual Marcelo Victor assumiu um papel de liderança na política que poderia alçá-lo a voos maiores – Câmara dos Deputados, Senado Federal ou até mesmo ao governo do Estado.
Se desejasse, Marcelo Victor teria sido deputado federal – com folga – nas eleições de 2022. A votação do deputado federal Luciano Amaral, candidatura que foi construída e apoiada por ele, dá uma noção do espaço que MV conquistou na política alagoana. O presidente da Assembleia Legislativa foi ainda decisivo na eleição do governador Paulo Dantas e de outros importantes aliados.
O futuro político de Marcelo Victor voltou a ser tema de comentários e até de especulação na imprensa desde que ele assumiu, interinamente, o governo de Alagoas no dia 3 deste mês. A substituição ao governador Paulo Dantas vai até o próximo dia 15. Nesse período, as especulações sobre uma eventual candidatura de MV ao governo voltaram a ordem do dia.
De fato, no cenário atual, poucos políticos teriam condição de disputar o governo de Alagoas. Um deles, sem dúvidas, é Marcelo Victor. Mas nem mesmo todo o apoio que tem, parece animar o presidente da Assembleia Legislativa a pensar no governo.
Sem traição no currículo, Marcelo Victor tem sido taxativo a quem aborda com ele essa possibilidade. MV avisa, sem reservas, que se depender dele o futuro governador de Alagoas será o ministro Renan Filho.
Marcelo Victor vai além. Ele tem compromisso com a reeleição do senador Renan Calheiros e defende a candidatura do ministro Renan Filho. E principalmente por isso resiste a tentação de disputar governo. No momento, todo o esforço do presidente da Assembleia Legislativa é para entregar o combinado, para cumprir a palavra – comportamento que faz par da sua trajetória.
A disputa pelo governo, pode até vir um dia. Mas não será em 2026. Porque para a próxima eleição Marcelo Victor já assumiu compromissos. E embora soe repetitivo, MV se tornou o que é na política por honrar os compromissos. E não há nenhum sinal de que ele vá deixar de ser quem é.