Política

Enterro de pai de Lira reúne de Gleisi a favorito à presidência da Câmara

Ex-senador Benedito de Lira, morreu naterça-feira (14), em Maceió

Por Carlos Madeiro/Uol 15/01/2025 14h02 - Atualizado em 15/01/2025 14h02
Enterro de pai de Lira reúne de Gleisi a favorito à presidência da Câmara
Enterro de Biu de Lira aconteceu nesta quarta-feira (15) - Foto: Josué Seixas/Folhapress

O velório e sepultamento do ex-senador Benedito de Lira, o Biu de Lira, pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reuniu hoje (15) em Maceió diversas figuras da política nacional.

Participam da cerimônia nomes como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), e o favorito para sucessão de Lira no comando da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Quem compareceu:
Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à Presidência da Câmara dos Deputados
Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT
André Fufuca (PP), ministro do Esporte
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), deputado federal
JHC (PL), prefeito de Maceió
João Campos (PSB), prefeito de Recife
Pedro Campos (PSB)

O presidente Lula (PT) não foi, mas ontem ligou para Lira assim que soube da morte de Biu. Nas redes sociais, disse ter recebido a notícia "com tristeza e pesar".

Os irmãos João e Pedro Campos compareceram ao velório na terça (14). O prefeito da capital pernambucana e o deputado justificaram a presença com o fato de Biu ter sido amigo do pai deles, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.

Antes do sepultamento, no cemitério Parque das Flores, na capital alagoana, foi realizada uma missa de corpo de presente no local.

Aliado da família Calheiros compareceu. Fernando Farias (MDB), que assumiu a vaga de Renan Filho no Senado após ele se licenciar para virar ministro do governo Lula, foi ao enterro. Há uma rixa política entre as famílias Lira e Calheiros em Alagoas, e o senador Renan, adversário de Lira, não se manifestou sobre a morte — o ministrou Renan Filho postou uma mensagem de apoio ontem.