Política
Vereador Allan Pierre vai propor projeto de lei para que Maceió crie uma política municipal em defesa do Cooperativismo
A proposta para a PL foi discutida com uma série de representantes de diversas cooperativas
O desenvolvimento econômico e o fortalecimento do cooperativismo em Maceió serão importantes segmentos de atuação do vereador Allan Pierre (MDB). Nessa quarta-feira (16), ele esteve reunido com Antonino Cardozo, presidente da Unicafes Alagoas (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária). Eles discutiram uma proposta para a elaboração de um projeto de lei para que Maceió tenha uma política municipal em defesa do cooperativismo.
A proposta para a PL foi discutida com uma série de representantes de diversas cooperativas e entregue pelo presidente da Unicafes ao vereador Allan Pierre. O projeto será protocolado em breve na Câmara de Maceió.
O parlamentar também vai propor a criação de um sistema público de cooperativismo em Maceió para atender aos maceioenses que dependem da atividade direta e indiretamente. Além disso, o vereador defende a criação de um conselho municipal para a atividade.
A ideia do projeto é que a capital possa incentivar e regulamentar a atividade do cooperativismo, facilitando a criação de novas cooperativas, visando ampliar novas oportunidades de trabalho, de distribuição de renda e de melhorias na qualidade de vida para os cooperados.
Na reunião com Antonino Cardozo, o vereador Allan Pierre se comprometeu em ser o parlamentar que vai defender os assuntos em defesa do cooperativismo acompanhando todos os projetos e propostas que possam tramitar na Casa em prol do segmento.
Antes de ser eleito vereador por Maceió, Allan Pierre se tornou nos últimos anos uma liderança na defesa do segmento. Durante a sua passagem como secretário-executivo da antiga Sedetur, ele ajudou a reativar o Conselho Estadual do Cooperativismo e desenvolveu várias ações em parceria com a Unicafes, que também tem como eixo a economia solidária.
“Tive uma oportunidade de compreender a importância do Cooperativismo quando fui secretário-executivo da Sedetur. Assumo o compromisso em defender este segmento com objetivo de desenvolver políticas públicas e o incentivo do poder público municipal em prol do Cooperativismo. A partir de agora, a Câmara de Maceió terá uma voz ativa em defesa das Cooperativas”, disse Allan Pierre.
*Assessoria