Política
Renan Filho avalia possível saída de JHC da prefeitura para disputar as eleições de 2026
Em entrevista, o ministro dos Transportes falou sobre possível candidatura nas eleições de 2026
Renan Filho (MDB) afirmou, em entrevista à Rádio Mix FM nesta sexta-feira, 17, que ainda é cedo para traçar cenários para as eleições de 2026, que definirão o próximo governador de Alagoas. O ministro dos Transportes destacou a incerteza não apenas sobre sua própria candidatura, mas também sobre as opções de JHC e seus aliados.
De acordo com Renan, a composição dos grupos políticos dependerá de vários fatores. Em seu campo político, a aliança incluiria nomes como o governador Paulo Dantas (MDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB), o senador Renan Calheiros (MDB), deputados estaduais e mais de 90 prefeitos.
Também nesta sexta (17), em entrevista ao jornal O Globo, Renan reforçou a incerteza da disputa política no estado. "É uma possibilidade. Vou discutir isso com o nosso grupo político de lá", disse ele.
Ele também questionou o comportamento do grupo de JHC, levantando a possibilidade de o prefeito renunciar para permitir que Rodrigo Cunha assumisse a prefeitura, além de ponderar se JHC (PL) entregaria o mandato de senadora de sua mãe, Eudócia Caldas (PL), a Arthur Lira (PP) para disputar o governo do estado.
"Temos que ver se o JHC vai renunciar para entregar a prefeitura a Rodrigo Cunha, ou se ele vai abrir mão do mandato de senadora da mãe em favor de Arthur Lira. Ou seja, ele teria que abrir mão de dois mandatos", disse Renan.
"Eu não sei nem se eu vou ser [candidato], imagine o JHC. A eleição de 2026 ainda tem muita coisa a ser resolvida. São muitas dúvidas, e aí surgem questionamentos sobre como cada lado vai se comportar", afirmou o ministro.
Renan Filho também ressaltou que, por estar no meio de seu mandato, tem maior flexibilidade para decidir sobre uma possível candidatura, destacando que o cenário político ainda está em aberto e exige muitas negociações e estratégias.
*Com informações do Jornal Extra