Política

Delegado Leonam ganha palanque digital ao criticar trabalho de colegas

O delegado é o terceiro político em atividade de Alagoas com maior número de seguidores no Instagram

Por Blog de Edivaldo Junior 22/01/2025 05h05
Delegado Leonam ganha palanque digital ao criticar trabalho de colegas
Deputado Delegado Leonam. - Foto: Assessoria

Poucos políticos são tão bem-sucedidos nas redes sociais de Alagoas quanto o delegado Leonam, que ganhou – e mantém – muitos seguidores pela defesa da causa animal.

Eleito em 2022 para a Assembleia Legislativa do Estado, o delegado é o terceiro político em atividade de Alagoas com maior número de seguidores no Instagram. São 320 mil seguidores ficando atrás apenas de JHC (670 mil) e Renan Filho (519 mil).

Somente outros dois políticos têm mais de 300 mil seguidores no Estado: Arthur Lira (311 mil) e Renan Calheiros (305 mil). O governador Paulo Dantas tem 268 mil, Alfredo Gaspar 189 mil, enquanto o Delegado Fábio Costa tem 161 mil, Marx Beltrão 117 mil, Rafael Brito 105 mil, o vereador David Empregos 102 mil e o vereador Rui Palmeira, 101 mil. Os demais políticos têm abaixo de 100 mil seguidores.

A boa presença nas redes e um discurso acertado em defesa da causa animal, além da imagem de um delegado atuando no combate ao crime deu a Leonam uma votação surpreendente em 2022. Ele teve 37 mil votos, sendo 28 mil em Maceió – o que caracteriza o seu eleitor como de “opinião!”.

Como delegado, Leonan segue o exemplo de outros colegas que atuam na política e de forma recorrente faz críticas a violência. O tema é um prato cheio, dá muitos cliques e rende muitos views. Tudo que um político influencer quer.

Leonam tem todo o direito – e no caso dele dever – de combater o crime. O delegado, no entanto, criticou colegas de trabalho (acusando a “a cúpula da SSP” de maquiar dados, mesmo sabendo que as estatísticas são feitas por servidores, como ele) pelo aumento da insegurança.

O números mostram que há uma redução da violência no Estado, apesar da ocorrência de casos de repercussão, a exemplo da morte de uma criança de 3 anos ou do tiroteio na Pajuçara.

A derrubada de barricadas construídas pelo crime organizado, poderia virar um elogio aos colegas da PM, mas foi transformada em críticas ao governo.

As declarações de Leonam, feitas no instagram, nessa segunda-feira (20/01), no entanto ganharam uma repercussão inesperada. Com quase 380 mil visualizações, foi potencializada por uma declaração do governador Paulo Dantas, que prometeu “processar” Leonam por “fake news”.

Para influencers como Leonam, declarações como a de Paulo Dantas - durante entrevista coletiva na sede do MDB, nesta terça-feira (21/01) – soam como música para os ouvidos. Leonam ganham um palanque digital, com a maior visibilidade, maior alcance para suas críticas, a partir da declaração do governador. Enquanto isso, policiais militares e civis vão continuar nas ruas, enfrentando o crime e vendo seu trabalho em segundo plano, enquanto muitos preferem dar luz, jogar holofotes, sobre a violência.