Política

Petista Paulão apoia Marluce Caldas, tia de JHC, ao STJ

Deputado alagoano alegou representatividade feminina e nordestina, além do currículo de Marluce, como motivos para endossar sua campanha

Por Redação 24/01/2025 14h02 - Atualizado em 24/01/2025 14h02
Petista Paulão apoia Marluce Caldas, tia de JHC, ao STJ
Deputado Federal Paulão (PT) - Foto: Reprodução

O deputado federal Paulão (PT/AL) declarou apoio à procuradora Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas, como candidata para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A alagoana chegou à lista tríplice em outubro de 2024 e aguarda a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O parlamentar defendeu a candidatura de Marluce como uma oportunidade de ampliar a representatividade feminina e regional na segunda Corte mais importante do país.

“Eu faço defesa da candidatura dela, acho importante para Alagoas e para o Brasil. Ela é uma mulher que traz protagonismo. A representação feminina no STJ ainda é muito baixa, e ela é uma figura que representa o Nordeste. Então, tem a minha torcida”, afirmou Paulão.

Marluce Caldas é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), que preside o partido em Alagoas e integra a base bolsonarista. Questionado sobre a possível influência dessa relação no cenário político, Paulão desassociou o apoio à candidatura de Marluce de qualquer articulação com o prefeito. “A luta por ela independe do JHC. Não tem nada a ver. É uma alagoana e um espaço importante para uma nordestina”, frisou, em entrevista à repórter Emannuelle Vanderlei, da Tribuna Independente. 

O deputado também rechaçou rumores sobre uma eventual migração de JHC para um partido da base governista, apontando que, se houve conversas nesse sentido, ele não foi informado. “Se essa conversa ocorreu, eu não fui chamado para opinar. Isso é especulação e, se houve, foi no plano nacional, sem passar por Alagoas”, comentou.

Paulão destacou que Marluce Caldas tem realizado articulações estratégicas, incluindo diálogos com lideranças petistas de peso, como Benedita da Silva (PT/RJ) e a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. “Ela está se virando e buscando apoio onde pode. Conheço a Marluce há muito tempo e a recebi quando me procurou. Ela também manteve contato com várias lideranças, mostrando força na articulação”, explicou.

Sobre a disputa pelo STJ, Paulão avaliou que Marluce pode levar vantagem devido a adversidades enfrentadas por outros candidatos, mas preferiu não especular sobre o resultado final. “O Governo recebe todo mundo de forma habilidosa, mas essa é uma briga de gigantes. Quem vai ser o nome, eu realmente não sei”, concluiu o parlamentar.