Política

JHC avalia deixar o PL para reforçar aliança com Lula e garantir tia no STJ

A informação é da jornalista Malu Gaspar e foi publicada nesta sexta-feira (24), no Jornal O Globo

Por Redação 24/01/2025 14h02 - Atualizado em 24/01/2025 14h02
JHC avalia deixar o PL para reforçar aliança com Lula e garantir tia no STJ
Mudança pode fortalecer a base aliada e destravar indicação de Marluce Caldas, tia do prefeito, ao STJ - Foto: Reprodução

Após levar grande parte dos vereadores de Maceió para o PL, partido da base bolsonarista, o prefeito de Maceió, JHC, pode deixar a legenda e migrar para o PSD, de Gilberto Kassab. 

A informação é da jornalista Malu Gaspar e foi publicada nesta sexta-feira (24), no Jornal O Globo. 

A mudança conta, segundo a jornalista, com o aval do presidente Lula, que enxerga a movimentação uma oportunidade para fortalecer a base aliada e atrair o apoio de lideranças regionais.

A troca de partido também destravaria a a indicação da procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Tia de JHC, Maria Marluce está na lista tríplice para uma vaga destinada ao Ministério Público, mas enfrenta resistências no Planalto devido à associação do prefeito ao bolsonarismo.

A migração para o PSD, preferida por Lula, busca reforçar o apoio interno na sigla, que possui divisões e ainda não garantiu alinhamento total ao governo. O PSB, outra possibilidade, enfrenta obstáculos, sobretudo a oposição da presidente estadual Paula Dantas, filha do governador Paulo Dantas (MDB), aliado do senador Renan Calheiros, adversário de JHC.

Nos bastidores, fontes relatam que JHC articula em sigilo o movimento para garantir tanto o fortalecimento político quanto a nomeação de sua tia, considerada por ele uma “segunda mãe”. No entanto, lideranças partidárias avaliam que, caso a indicação ao STJ seja concretizada, não há garantia de permanência do prefeito no novo partido.