Política

JHC deve deixar PL de Bolsonaro e migrar para partido na base de Lula

As conversas de JHC com Lula são confirmadas por vários interlocutores próximos do prefeito

Por Blog do Edivaldo Júnior 26/01/2025 08h08 - Atualizado em 26/01/2025 08h08
JHC deve deixar PL de Bolsonaro e migrar para partido na base de Lula
JHC pode migrar para a base de Lula - Foto: Reprodução

Segundo informações da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, JHC pode deixar o PL, partido da base do ex-presidente Jair Bolsonaro e migrar para o PSB ou outro partido da base aliada do presidente Lula. O mais provável, no entanto, seria uma migração para o PSD.

As conversas de JHC com Lula são confirmadas por vários interlocutores próximos de JHC: “ele tem trabalhado em Brasília e conversado com Lula”, diz uma fonte ligada ao prefeito.

A migração para o PSD poderia colocá-lo oficialmente na base do presidente Lula. E diferente do PSB, que está na base do governador Paulo Dantas, o PSD em Alagoas está sob a presidência do ex-prefeito Rui Palmeira, mas com possibilidade de fazer alianças com qualquer grupo político.

Essa movimentação política, no entanto, não se limitaria à troca partidária. Segundo a coluna de O Globo, nos bastidores, comenta-se que JHC trabalha ativamente para emplacar sua tia, Marluce Caldas, em uma das vagas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A articulação envolveria a construção de pontes com lideranças do governo e o fortalecimento de seu alinhamento com Lula, fatores que poderiam ampliar as chances de sucesso na indicação.

A migração para o PSD, se confirmada, pode oferecer a JHC um espaço mais confortável para sua atuação política em nível federal. O partido, apesar de ter menor representação na Câmara dos Deputados do que o PL, tem um tempo de TV e fundo partidário semelhante a grandes partidos, a exemplo do MDB, PP e Republicanos.

Caso se concretize, essa mudança pode ter desdobramentos importantes para as eleições de 2026 em Alagoas. Estar na base de Lula poderia garantir acesso a recursos e apoio federal para projetos em Maceió, além de fortalecer JHC no cenário nacional.

Essa articulação também mostra que JHC tem um objetivo claro: não apenas manter sua relevância no cenário local, mas ampliar seu alcance para além das fronteiras de Alagoas. A indicação de Marluce Caldas ao STJ consolidaria sua capacidade de influência nos bastidores do poder, reforçando sua projeção como um ator político relevante no governo federal.

Se a troca de partido e a aproximação com Lula se confirmarem, JHC pode redesenhar seu futuro político, pavimentando novos caminhos tanto em Alagoas quanto em Brasília. A conferir.

Leia aqui as informações da coluna de Malu Gaspar


Enquanto acerta a sua saída do PL, partido de Jair Bolsonaro, o prefeito reeleito de Maceió (AL), João Henrique Caldas, mantém conversas reservadas com o PSB, partido da base do governo Lula. O prefeito se encontrou nas últimas semanas com lideranças do partido para discutir uma eventual migração.

Mas, a vingar a articulação conduzida em sigilo pelo próprio político, o caminho mais provável é ele ir para o PSD de Gilberto Kassab. Essa é também a solução preferida do próprio presidente da República, que já conversou com JHC sobre o tema e deu aval à movimentação.

Conforme informou o blog, JHC, que se elegeu com o apoio de Bolsonaro e verbas do PL, agora está de olho nos recursos do governo e na disputa por uma das vagas em aberto no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde tenta emplacar a sua tia, a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas.

Maria Marluce surpreendeu o Palácio do Planalto ao figurar em outubro do ano passado na lista tríplice para a vaga reservada a representante do Ministério Público.

Mas o fato de o sobrinho-prefeito ser do PL tem no primeiro escalão da administração petista como um entrave à escolha dela, que é associada ao bolsonarismo no meio político.

A ida de JHC para um partido da base do governo ajudaria a mudar essa equação e facilitar a nomeação de Marluce, ao mesmo tempo que engrossaria a base de Lula com mais uma liderança regional que hoje está na oposição.

Segundo relatos obtidos pela equipe da coluna, por isso mesmo Lula prefere que JHC vá para o PSD. Seria uma forma de tentar garantir o apoio de mais gente da sigla de Kassab ao seu projeto de reeleição, já que o PSB é um aliado histórico do petista, mas o PSD possui dissidências internas e ainda não garantiu o endosso.

“Lula prefere o JHC no PSD, para ser mais um do partido fechado com ele”, diz uma fonte que acompanha de perto as movimentações nos bastidores.

O prefeito e o presidente já se encontraram e discutiram como seria esse movimento, mas JHC ainda nega publicamente a mudança de partido, até porque a nomeação de Marluce ainda não ocorreu.

“A Maria Marluce fica muito forte com o acordo que estão tentando fazer em Alagoas”, diz um ministro do STJ com bom trânsito no Planalto.

Leia aqui na íntegra:


Os planos de Lula para tirar prefeito de partido de Bolsonaro e trazê-lo para base aliada