Política

Em nova fase, Renan Filho “sincerão” se fortalece no cenário nacional

Reconhecido como gestor técnico e um “tocador de obras”, Renan Filho adotou abordagem mais proativa em relação a temas polêmico

Por Blog do Edivaldo Júnior 26/01/2025 16h04
Em nova fase, Renan Filho “sincerão” se fortalece no cenário nacional
Renan Filho, Ministro dos Transportes - Foto: Assessoria

Nos últimos 15 dias, o ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou uma mudança de postura no cenário político nacional. Pelos posicionamentos sobre temas polêmicos para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a exemplo da fake news em torno da taxação do pix, a posse de maduro ou a ausência do governador de Minas Gerais em uma solenidade alvos, passou a ser chamado na imprensa nacional de “sincerão”.

Reconhecido como gestor técnico e um “tocador de obras”, Renan Filho adotou abordagem mais proativa em relação a temas polêmicos, tanto dentro do governo federal quanto em debates envolvendo lideranças estaduais e opositores.

Essa estratégia tem ampliado sua visibilidade, e dando luz para sua imagem de articulador político e lhe permitido se posicionar como uma figura influente no núcleo do governo Lula, com potencial para ir além das fronteiras de Alagoas e se projetar nacionalmente para 2026.

A transformação começou a ganhar forma em 10 de janeiro, quando Renan Filho foi o primeiro ministro a se manifestar publicamente sobre a polêmica posse de Nicolás Maduro na Venezuela. Ele declarou sua indignação e chamou o presidente venezuelano de “ditador incansável”. Sua fala repercuti e sua presença política começou a ser percebida mais do que a técnica. O episódio, além de reforçar a narrativa de um “político de centro”, serviu como fermento para uma sequência de posicionamentos que consolidaram sua nova fase.

Opositores


Ao comentar o recuo do Planalto na polêmica da taxação de transações via Pix, o ministro classificou a mudança como uma vitória da oposição. A declaração gerou repercussão tanto nas redes sociais quanto na imprensa, onde Renan foi apontado como um dos poucos a assumir uma postura de sinceridade em um momento delicado para o governo.
O episódio reforçou sua imagem como alguém que está disposto a discutir temas sensíveis, mesmo destoando da cartilha oficial.

Além disso, Renan ganhou repercussão, esta semana, por sua firmeza ao criticar figuras de peso da oposição. No contexto das obras da BR-381, em Minas Gerais, ele rebateu diretamente o senador Aécio Neves (PSDB-MG), apontando a falta de ação durante a gestão tucana. Ainda em Minas, lamentou a ausência do governador Romeu Zema (Novo) em um evento de inauguração de obras, afirmando que tal comportamento “apequena o gestor”.

O ministro , ao que parecer, além de dominar os aspectos técnicos de sua pasta, está disposto a entrar no embate político.

Popularidade


A postura mais assertiva de Renan Filho tem gerado frutos. O ministro tem sido convidado para entrevistas em veículos de destaque e é tema de matérias que ressaltam sua sinceridade. Nas redes sociais, sua popularidade cresce com aumento de seguidores e de interações em sua página no Instagram.

A presença constante na mídia e a habilidade de equilibrar críticas construtivas com articulações políticas podem consolidar Renan Filho como um dos principais nomes do governo Lula.

Ao agregar às suas credenciais de gestor eficiente a capacidade de articular alianças e formular posições políticas estratégicas, Renan Filho começa a se consolidar como um nome de peso para as eleições de 2026 – em Alagoas e também no cenário nacional.