Política
Mulher e ex-deputada: Paulo Dantas define novo nome no secretariado
O governador vai mudar o comando da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF), e a escolhida sera a ex-deputada federal Tereza Porto Nelma
A reforma administrativa no governo de Alagoas começou na última sexta-feira com a definição de dois novos nomes no primeiro escalão do Executivo estadual. O governador Paulo Dantas decidiu, como o blog do Edivaldo Junior informou em primeira mão, mudar o comando de duas pastas: as Secretarias de Comunicação (Secom) e de Prevenção à Violência (Seprev).
As mudanças já foram confirmadas por diversas fontes. O secretário de Comunicação, Joaldo Cavalcante, enviou carta ao governador, no início da semana, explicando que, após um longo período dedicado ao serviço público pretende reposicionar a carreira. Para o seu lugar, o governador convidou o Jornalista Wendel Palhares, que atualmente é secretário Executivo da Secom e trabalha com Joaldo Cavalcante há 18 anos, desde 2007.
A secretária Paloma Tojal também decidiu entregar o cargo na Seprev após ser convidada para um outro projeto fora do governo de Alagoas. Para esta Secretaria, Paulo Dantas convidou Ricardo Tenório Dória, que é atualmente presidente da Juta Comercial de Alagoas, tendo sido um dos responsáveis pela transformação do órgão centenário em autarquia, ajudando no seu processo de modernização.
Uma nova mudança foi confirmada entre essa sexta-feira e o sábado (25/01). O governador vai mudar o comando da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF).
A atual secretária, Arabella Janne Mendonça da Silva, também decidiu entregar o cargo. Paulo Dantas convidou para assumir a Secretaria a ex-deputada federal Tereza Porto Nelma. Atualmente, ela está como secretária Nacional de Aquicultura, no Ministério da Pesca e Aquicultura.
Filiada ao PSD, Tereza deve migrar para o MDB do governador Paulo Dantas. Nos bastidores, a informação é que ela assume a Secretaria com o compromisso de disputar mandato de deputado federal pelo MDB, em 2026.
Tereza, segundo interlocutores do Palácio dos Palmares, já conversou com o governador Paulo Dantas e aceitou o convite.
O governador Paulo Dantas deve fazer as nomeações já no Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira (27/01) e a posse dos três novos secretários deve ocorrer no máximo até a próxima terça-feira.
Especulações
A reforma no governo deve ser ainda um pouco mais ampla, no entanto algumas das especulações que circulam nos bastidores da política não estão confirmadas até o momento.
No caso da Agricultura (Seagri) e Educação, tudo indica que não haverá mudanças no curto prazo. Mas existe ainda a possibilidade de mudanças em outras pastas do primeiro escalão e certamente no segundo escalão. Para a Juceal, com a saída de Ricardo Dória a expectativa é que o cargo seja ocupado por um aliado do governador Paulo Dantas, filiado ao MDB de Maceió.