Política

Reforma de Paulo no governo antecipa articulação do grupo para 2026

A escolha de Wendel Palhares para a Secretaria de Comunicação é um sinal de que o governador buscar melhorar a imagem do governo

Por Blog de Edivaldo Junior 27/01/2025 05h05
Reforma de Paulo no governo antecipa articulação do grupo para 2026
Paulo Dantas - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas deve confirmar, amanhã, a nomeação de três novos secretários no governo. Todas as mudanças foram feitas para dar uma “ajustada” na máquina, mirando o fortalecimento do grupo – que é formado também por Marcelo Victor, Renan Calheiros e e Renan Filho – para as eleições de 2026.

A escolha de Wendel Palhares para a Secretaria de Comunicação é um sinal de que o governador buscar melhorar a imagem do governo. Apesar da boa avaliação, ainda tem muito espaço para a aprovação da administração de Paulo Dantas crescer, especialmente em Maceió.

As outras duas escolhas sinalizam para o fortalecimento do MDB, especialmente na articulação da chapa de deputado federal. A nomeação de Ricardo Dória na Secretaria de Prevenção à Violência fortalece o deputado federal Rafael Brito, único da base que não tem nenhuma indicação no governo.

A indicação de Tereza Nelma para a Secretaria de Cidadania e da Pessoa com Deficiência também fortalece a chapa do MDB. Ela chega ao cargo com o compromisso de disputar um mandato de deputada federal em 2026, pelo partido.

As próximas mudanças que serão feitas no governo de Paulo Dantas = se forem feitas – terão o mesmo objetivo: fortalecer o grupo para as eleições de 2026.

E para não correr o risco de erros, o próprio governador já decidiu que fica no governo até o final. Não há mais hipóteses de mudança neste sentido. O objetivo de Paulo Dantas, além de deixar seu legado como governador, é garantir que o grupo seja vitorioso em 2026, elegendo o governador, ao menos um senador, de quatro a cinco deputados federais e pelo menos 20 deputados estaduais.