Política
Lula lidera todos os cenários para 2026, mas rejeição é de 49%, diz Quaest
Gusttavo Lima é o que mais se aproxima em números do atual presidente na disputa
O presidente Lula (PT) venceria todos os possíveis candidatos da oposição na disputa para a presidência da República em 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje (3).
O que diz a pesquisa
Lula tem vantagem em seis cenários de segundo turno, na pesquisa estimulada. Se as eleições fossem hoje, o presidente ganharia do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Gusttavo Lima (Sem partido), Pablo Marçal (PRTB), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Cenários de 2º turno: pesquisa estimulada (quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes de possíveis candidatos). O nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não entrou, pois ele está inelegível.
Lula 41% x 35% Gusttavo Lima
Lula 44% x 34% Eduardo Bolsonaro
Lula 44% x 34% Pablo Marçal
Lula 43% x 34% Tarcísio de Freitas
Lula 45% x 28% Romeu Zema
Lula 45% x 26% Ronaldo Caiado
Margem de erro de um ponto percentual. A pesquisa entrevistou 4.500 pessoas, com 16 anos ou mais, em todo o Brasil, entre 23 e 26 de janeiro.
Bolsonaro empata com Lula na pesquisa espontânea (quando não há uma lista com os nomes dos possíveis candidatos). Os dois aparecem com 9% das intenções de voto, contra 1% de Gusttavo Lima e de Marçal. Indecisos são 78%, e 2% opotaram pela opção Branco/Nulo/Não vai votar.
Gusttavo Lima aparece como o mais competitivo contra Lula em um eventual segundo turno. O cantor é o que mais chega perto do presidente na segunda etapa da disputa à presidência, registrando 35% das intenções de voto, contra 41% de Lula — uma diferença de seis pontos
Primeiro turno: Lula lidera os quatro cenários testados para o primeiro turno.
Rejeição x aprovação
Há um empate técnico entre rejeição e aprovação de Lula. 49% dos eleitores conhecem o presidente, mas não votariam nele nas eleições, e 47% conhecem e votariam nele em 2026. Dessa forma, há um empate no limite da margem de erro.
Haddad é quem tem maior rejeição na pesquisa. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é rejeitado por 56% dos eleitores, enquanto apenas 24% votariam nele.
Rejeições de Jair Bolsonaro, Gusttavo Lima, Ciro Gomes e Eduardo Bolsonaro são iguais ou superiores a 50%. O ex-presidente conta com 53% de reprovação e 41% de aprovação, contra 50% de reprovação de Gusttavo Lima, 52% de Ciro Gomes e 55% de Eduardo Bolsonaro.
Tarcísio é o mais desconhecido. 45% dos entrevistados dizem não conhecer o governador de São Paulo; 23% conhecem e votariam nele, e 32% conhecem e não votariam.
Michelle Bolsonaro tem rejeição maior que Marçal. A ex-primeira-dama conta com 49% da rejeição, contra 42% da rejeição de Marçal.
Governadores são mais desconhecidos do que rejeitados ou aprovados. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), é desconhecido por 51% dos eleitores, Zema, por 62%, e Caiado, por 68%.