Política
AL pode emplacar mais um ministro: “bom para gente, melhor pro Lula”
Uma eventual indicação de Isnaldo como ministro, não entraria na cota partidária
Com tradição de ‘produzir’ bons políticos, Alagoas pode emplacar outro ministro no governo do presidente Lula, além do senador Renan Filho (MDB), dos Transportes.
Os nomes de dois deputados federais alagoanos estão no centro das especulações: Arthur Lira (PP), ex-presidente da Câmara dos Deputados e Isnaldo Bulhões Jr, líder do MDB na Câmara.
As chances de Lira, cotado para o ministro da Agricultura, são menores em função do posicionamento do PP. O presidente do partido, senador Ciro Nogueira, diz que a maioria da legenda é de oposição a Lula e que quer ver o ex-presidente da Câmara dos Deputados no governo.
“Distribuição de cargos para governo funcionou 20 anos atrás, hoje não funciona”, disse ele. Em seguida, afirmou não querer que o ex-presidente da Câmara, Lira, assuma um ministério.
Sem levar o PP, a indicação de Arthur Lira para qualquer Ministério perde força, segundo vários analistas. O partido já ocupa, mesmo sem estar fechado com Lula a Pasta dos Transportes.
Já o nome de Isnaldo Bulhões, parece ganhar força para o Ministério das Relações Institucionais. Muito próximo dos novos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta e do Senado, Davi Alcolumbre, o deputado alagoano poderia melhorar a interlocução do governo Lula com o Congresso Nacional.
O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) avalia que a indicação ganha força em Brasília. “A gente tem ouvido muito sobre essa possibilidade. O Isnaldo é muito bem relacionado tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado Federal e no governo. Com esse perfil, muitos apostam na sua indicação”, aponta.
Uma eventual indicação de Isnaldo como ministro, avalia o deputado, não entraria na cota partidária. “Ele não seria um ministro do MDB, mas seria um ministro que consegue dialogar de forma eficiente com o Congresso Nacional e com esse perfila ajudaria muito o governo Lula”, avalia.
Segundo Rafael Brito, a escolha de Isnaldo Bulhões para o Ministério das Relações institucionais também ajudaria ao grupo político do governador Paulo Dantas em Alagoas. “Sem dúvidas, seria muito bom para o grupo, excelente para o Isnaldo e melhor para o presidente Lula”.