Política
Renan Filho vai disputar governo em 2026 e quer JHC como adversário
A decisão sobre a candidatura só deve ser anunciada no próximo ano
Só uma eventual indicação do nome para disputar a vaga de vice-presidente na chapa de Lula em 2026 pode tirar Renan Filho, da disputa pelo governo de Alagoas. Senador licenciado, ex-governador de Alagoas por dois mandados, e atual ministro dos Transportes é o nome de seu grupo político para disputar a sucessão de Paulo Dantas.
A decisão sobre a candidatura só deve ser anunciada no próximo ano, mas até lá Renan Filho deve intensificar a agenda em Alagoas, trabalhando cada vez mais alinhado com o governador Paulo Dantas.
Se for candidato – e tudo indica que será – Renan Filho não esconde de ninguém que seu maior desejo é ter o prefeito de Maceió como adversário. Ele tem dito a vários interlocutores que gostaria muito de enfrentar João Henrique Caldas. E não é, mesmo que essa seja a leitura de alguns, nenhuma birra pessoal.
Com JHC como adversário, muitos dos articuladores do grupo de Renan Filho acreditam que será mais fácil resolver o “problema” do Senado. “Isso resolveria a eleição de Renan Calheiros e provavelmente Arthur Lira, facilitando um dos objetivos do grupo que é reeleger o senador. A disputa seria mais difícil, no entanto Renan Filho tem amplas chances de vencer e vencer bem JHC”, aponta um influente interlocutor.
Não é só. O grupo poderia, em caso de vitória, diminuir o tamanho de JHC, que provavelmente teria dificuldades de disputar outro cargo majoritário. “Seria matar dois coelhos com una só cajadada, resolveria o Senado e tiraria o JHC do primeiro escalão da política”, diz o interlocutor.
É candidato
Se esse é o desejo de Renan Filho, tudo indica que poderá ser atendido. “O JHC será candidato a governador e será para ganhar. Estamos agora avançando em várias conversas pelo interior. O prefeito está focado e sabe que este é o momento dele. Não será candidato a outra coisa, vai disputar o governo tendo como candidatos ao Senado Arthur Lira e Eudócia Caldas”, diz um importante interlocutor da prefeitura de Maceió.