Política
Rafael Brito aponta soluções para enchentes em Maceió; veja
Até o momento, a Defesa Civil atendeu a 23 ocorrências, incluindo oito desabamentos parciais de residências e sete alagamentos.
As fortes chuvas que atingiram Maceió na manhã desta quarta-feira (5) causaram alagamentos em diversos bairros, afetando a mobilidade urbana e provocando desabamentos. A Defesa Civil registrou 23 ocorrências, incluindo oito desabamentos parciais de residências e sete pontos de alagamento, comprometendo tanto a parte baixa quanto a alta da cidade.
Diante da situação, o deputado federal Rafael Brito (MDB) criticou a declaração do prefeito JHC (PL), que atribuiu os transtornos ao acúmulo de lixo nas galerias pluviais. Para o parlamentar, responsabilizar a população pelo problema é injusto. “Essas imagens poderiam ser de um episódio isolado, mas quem mora em Maceió sabe que isso se repete toda vez que chove. Esse problema tem solução e não é culpa da população”, afirmou Brito, que também ocupa o cargo do Secretário-Geral da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos.
O deputado defendeu ações estruturais para enfrentar as inundações, incluindo a manutenção e desobstrução de canais, ampliação da macrodrenagem e investimentos na rede de esgoto e drenagem urbana.
Entre as medidas sugeridas, destacaram a criação de um programa de escoamento de águas pluviais, a construção de uma nova rede de drenagem e a implementação de jardins de chuva. “Cuidar da população envolve também obras que não são visíveis, mas que mudam a realidade da cidade e a vida das pessoas”, declarou.