Política
Câmara aprova indicação do vereador Allan Pierre que cria o Conselho Municipal de Políticas Energéticas
Com a criação do Conselho, a cidade de Maceió terá um órgão que desempenhará papel essencial para permitir um planejamento mais eficaz e estruturado com iniciativas ao setor
Em sessão ordinária na manhã desta quarta-feira (05), a Câmara de Maceió aprovou, por unanimidade e em discussão única, a indicação do vereador Allan Pierre (MDB) que cria o Conselho Municipal de Políticas Energéticas de Maceió (CPEM) para fazer parte da Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov). A aprovação da matéria foi celebrada pelo vereador que agora aguarda a sanção da indicação parlamentar por parte do prefeito JHC.
Com a criação do Conselho, a cidade de Maceió terá um órgão que desempenhará papel essencial para permitir um planejamento mais eficaz e estruturado com iniciativas ao setor, garantindo que ações e projetos estejam alinhados com os objetivos de longo prazo da cidade, incluindo seu plano diretor, com a promoção adequada de recursos naturais.
Allan Pierre agradeceu aos demais vereadores pela aprovação da matéria. “Esse Conselho será muito importante para discutir a eficiência energética na cidade de Maceió, sobretudo no contexto do desenvolvimento econômico. Maceió é uma cidade vocacionada para o turismo. Nós temos as nossas Indústrias, muitos bares e restaurantes”, disse o parlamentar.
Ele também acrescenta que é preciso discutir, por exemplo, na iluminação pública da cidade. “Nos prédios públicos de que forma podemos aproveitar a utilização das energias renováveis? Por ser uma capital, Maceió não pode ficar ausente de ter as políticas públicas para discutir a política energética no presente e no futuro”, emendou Allan Pierre.
O vereador informou que encaminhará um ofício circular para diversos órgãos, dentre eles, a Federação da Indústria (Fiea), Associação Comercial de Maceió, Universidades públicas e privadas, CREA/AL, Ilumina Maceió e os demais setores produtivos e órgãos do município, informando acerca da aprovação da indicação na Câmara que trata sobre a criação do Conselho.
O CPEM de autoria do vereador terá as seguintes competências: propor políticas e diretrizes para o desenvolvimento energético sustentável do município; promover o uso de energias limpas, renováveis e sustentáveis; avaliar e acompanhar a implementação de programas e projetos na área de energia; promover a participação da sociedade civil na formulação de políticas energéticas.