Política

Bolsonaro publica desinformação sobre obra em ponte e é pego no pulo por Renan Filho

Ex-presidente mostrou imagens de uma obra do Governo Federal que está em andamento como se estivesse paralisada; Renan diz que Bolsonaro omite para enganar

Por Redação 07/02/2025 17h05 - Atualizado em 07/02/2025 18h06
Bolsonaro publica desinformação sobre obra em ponte e é pego no pulo por Renan Filho
Bolsonaro é desementido por Renan Filho - Foto: Reprodução

O ex-governador de Alagoas e ministro dos Transportes Renan Filho rebateu, nesta sexta-feira (7) o ex-presidente Jair Bolsonaro, em publicação na rede social X, antigo Twitter. 

"O que Bolsonaro omite para enganar é que ele deixou esta obra inacabada, como vocês estão vendo no vídeo", disse Renan. Na publicação ele compartilhou uma vídeo com a tela dividida que mostra a ponte entre Xambioá (PA) e São Geraldo do Araguaia (TO) em duas datas diferentes. 

Na primeira imagem, em dezembro de 2022, três meses após a eleição à presidência, mostra a obra da ponte totalmente inacabada, e a outra de dezembro de 2024, já possui toda a estrutura finalizada. 

"Quando assumimos, 40% da obra estava por fazer porque ele não executou o vão central, os acessos, as desapropriações e nem fez o projeto e a licitação para construção das cabeceiras. Nós fizemos tudo isso em dois anos e vamos entregar essa ponte pronta até junho deste ano. Diferente deles, a gente entrega mesmo", completou Renan, na publicação. 

A postagem é uma resposta direta a um tweet de Bolsonaro, que publicou um vídeo com imagens da obra quase finalizada questionando porque obras quase prontas não são entregues, dando a entender que foi Bolsonaro quem deu andamento quase total à ponte que liga os dois estados. "A quem interessa a não conclusão de obras quase prontas e um país sem infraestrutura?", pergunta Bolsonaro, na publicação. 

Em junho de 2024, o Governo Federal já havia desmentido notícias falsas sobre a interdição da ponte pelo governo local. À época, foi informado de que a obra sequer havia sido finalizada e entregue, sendo impossível, dessa maneira, ter sido de alguma forma interditada. "A construção da ponte está em fase final, atualmente com um percentual de 99,16% de conclusão da estrutura. No entanto, a conclusão do empreendimento, que contempla também os acessos à ponte, está em 87,2%. As obras dos acessos estão em fase de finalização de projetos e desapropriações para que possam ser iniciadas", publicou o Governo Federal.