Política
Eudócia Caldas pode viabilizar candidatura à reeleição no Senado em 26
Uma parte da disputa será resolvida na articulação política, com a “limpeza” do terreno – uma habilidade que JHC já mostrou que tem
Mãe de JHC, prefeito de Maceió, a ex-prefeita de Ibaeteguara deu um salto e tanto na carreira política. Eudócia Caldas assumiu uma cadeira no Senado, no lugar do ex-senador Rodrigo Cunha (Pode), que renunciou para assumir o cargo de vice-prefeito da capital alagoana.
Diferente do marido, o ex-deputado federal João Caldas e do filho, João Henrique Caldas, a senadora não é tão conhecida do público ou da política. O que pode ser bom para ela. “Tem muito espaço para crescer”, avisa um interlocutor.
O plano A do grupo de JHC, desde já, é ter chapa majoritária completa, com um candidato ao governo – que seria o atual prefeito de Maceió – e dois candidatos ao Senado. Os nomes já definidos por João Henrique Caldas são os de Arthur Lira e Eudócia Caldas.
A perspectiva de reeleição da senadora, hoje, é baixa. Mas reforça o interlocutor, tende a melhorar especialmente quando chegar mais perto da eleição do próximo ano.
“A senadora tinha 3% nas pesquisas em outubro do ano passado, hoje, em levantamentos de consumo interno, já chega a 13%. Tem tudo para crescer. É mulher, evangélica, conservadora, JHC pode ajudar muito e vai ter o mandato pelos próximos dois anos para mostrar trabalho, para se tornar mais conhecida”, aponta.
Nesse cenário, Eudócia passaria a ser um nome a competitivo ser considerado na disputa por uma das vagas de senador em 2026. Uma parte da disputa será resolvida na articulação política, com a “limpeza” do terreno – uma habilidade que JHC já mostrou que tem. A outra, se resolve com a montagem de uma boa chapa e muito marketing. Mas essa é outra história.