Política

Com Renan favorito, disputa da 2a vaga do Senado pode ser dura em AL

O senador Renan Calheiros, que vai disputar a reeleição, é considerado favorito

Por Blog do Edivaldo Jr. 13/02/2025 13h01
Com Renan favorito, disputa da 2a vaga do Senado pode ser dura em AL
Renan Calheiros (MDB) - Foto: Reprodução

Em política, é possível fazer projeções com base em dados como pesquisas de opinião, posicionamento de partidos e suas lideranças. Desde já é possível antever que Alagoas pode ter uma disputa muito dura para o governo e para as duas vagas de senador em 2026. Isso se as especulações em torno das candidaturas de pesos pesados se confirmarem.

Para o governo, a aposta hoje é no confronto entre o ministro dos Transportes, Renan Filho e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas. Será, se acontecer, um “clássico”.

Para o Senado, o cenário é mais complexo. São duas vagas. Em duas delas, o senador Renan Calheiros, que vai disputar a reeleição, é considerado favorito. Todos os fundamentos apontam para sua vitória: lidera as pesquisas, tem apoio do governo de Paulo Dantas, apoio do governo do presidente Lula, da maioria da Assembleia Legislativa do Estado, de metade da bancada federal e pelo menos 90 de 102 prefeitos.

A disputa pela segunda vaga promete ser mais complexa, a depender da confirmação de alguns cenários. Uma das possibilidades é o lançamento de cinco fortes nomes: Arthur Lira, Davi Davino Filho, Eudócia Caldas, Paulão e Alfredo Gaspar.

Existem variações para este cenário. Gaspar, tudo indica, será candidato à reeleição. O que tornaria a disputa um tanto quanto menos complexa. A outra variação possível e considerada um fator de complicação seria o lançamento da candidatura de JHC no lugar da mãe, Eudócia Caldas.

Outro cenário seria uma aliança entre Lira ou JHC com o grupo de Paulo Dantas. Isso eliminaria na prática as chances de um candidato de oposição, o levaria a um cenário de ter apenas dois candidatos concorrendo de fato: Renan Calheiros e JHC ou Renan Calheiros e Arthur Lira.

Se as especulações forem confirmadas, provavelmente serão cinco candidatos brigando por uma das vagas e Renan Calheiros correndo por fora na outra.