Política

Carisma e gestão eficiente: Renato Filho se torna peça-chave na disputa política em Alagoas

Buscado por lideranças políticas de diferentes partidos, Renato Filho tem reconhecida a capacidade de articulação política

Por Redação 13/02/2025 15h03 - Atualizado em 13/02/2025 15h03
Carisma e gestão eficiente: Renato Filho se torna peça-chave na disputa política em Alagoas
Renato FIlho, ex-prefeito de Pilar - Foto: Ascom Pilar/Arquivo

O ex-prefeito do Pilar, Renato Filho, tem sido alvo de interesse de diferentes grupos políticos em Alagoas. Interlocutores do Palácio República dos Palmares, da prefeitura de Maceió e de diversas legendas buscam atrair o ex-gestor para suas trincheiras, já visando as eleições de 2026. 

A atitude reconhece a capacidade de articulação política e os avanços obtidos nas gestões de Renato no comando do executivo municipal de Pilar. Ele foi prefeito entre 2016 e 2024.  município.

Com altos índices de aprovação, que superaram os 80% segundo pesquisas de opinião, Renato Filho ficou marcado por elevar a qualidade de vida no Pilar e reduzir significativamente os índices de violência na cidade, com investimentos em educação e promoção da cidade que a deixaram entre as 15 melhores na educaçao de Alagoas.   

Durante a jornada como prefeito, Renato passou pelo PSDB, PSC e MDB, onde está até hoje. Na prática porém, Renato caminhou durante a eleição do ano passado, em que não podia mais concorrer, ao lado do prefeito reeleito em Maceió, JHC (PL) e de Arthur Lira (PP). 

Sua tia, Fátima Rezende, atual prefeita do Pilar e candidata que foi apoiada por ele, é do MDB. As chances que ele permaneça em ninho emedebista, porém, são pequenas. 

Recentemente, Renato Filho anunciou interesse em concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados e divulgou uma foto ao lado do prefeito de Maceió, JHC. O movimento gerou reações imediatas, incluindo uma investida de aliados do governo estadual, que procuraram o ex-prefeito com propostas de aliança.

Apesar de sua conexão política com a mãe, deputada estadual Fátima Canuto, e com a tia Fátima Rezende,  Renato Filho construiu uma base independente, ampliando sua influência para outros municípios do estado.