Política
Ex-prefeitos de Pilar e Rio Largo devem candidar-se a deputado federal em 2026
Renato Filho (MDB) e Gilberto Gonçalves (PP) buscam apoio dentro e fora de seus grupos políticos para a disputa pela vaga na Câmara dos Deputados

Os dois ex-prefeitos Renato Filho (MDB), de Pilar, e Gilberto Gonçalves (PP), de Rio Largo, municípios da Região Metropolitana de Maceió, se preparam para a disputa pela vaga na Câmara dos Deputados na eleição de 2026.
Ambos governaram por oito anos e apresentaram uma alta aprovação, chegando a eleger familiares sucessores como: A tia, Fátima Rezende (MDB), escolhida por Renato, e o Carlos Gonçalves (PP), sobrinho escolhido por Gilberto.
Após a eleição, Renato se afastou da política, enquanto Gilberto assumiu a Secretaria de Governo de Rio Largo. Para 2026, Renato quer ser deputado federal, enquanto sua mãe, Fátima Canuto (MDB), segue na Assembleia Legislativa. Gilberto, que quer o mesmo cargo, pretende deixar a filha, Gabi Gonçalves (PP), como deputada estadual.
Ambos articulam apoio dentro e fora de seus grupos políticos, por isso participaram de um evento com Artur Lira (PP) destinado a prefeitos e políticos do seu partido, mas também do MDB. Lira deve concorrer ao Senado, o que abrirá espaço para novos nomes na Câmara.
