Política
JHC influencia escolha da nova diretoria da OCB-AL, e seu pai assume superintendência
Indicação de Verônica Medeiros à presidência da entidade levanta questionamentos sobre interferência política

A Organização das Cooperativas Brasileiras em Alagoas (OCB-AL) tem um novo superintendente. O ex-deputado federal e ex-prefeito de Ibateguara, João Caldas, foi nomeado para o cargo pela nova presidente da entidade, a médica Verônica Medeiros. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração da organização, responsável pela definição da superintendência.
A escolha de Caldas ocorre logo após a indicação de Verônica Medeiros, ex-diretora operacional da Unimed de Palmeira dos Índios, para a presidência da OCB-AL. A nomeação gerou surpresa e questionamentos, uma vez que sua indicação teria sido feita pelo prefeito de Maceió, JHC, que é filho de João Caldas. Historicamente, a OCB-AL não possuía vinculação política direta, e JHC não tem relação formal com o cooperativismo.
Além de assumir a superintendência da OCB-AL, há um movimento para que João Caldas também comande o Serviço Social do Cooperativismo (Sescoop) em Alagoas, entidade mantida com recursos públicos federais e vinculada ao Sistema OCB. No fim de janeiro, Verônica e Caldas estiveram na sede da OCB nacional, em Brasília, na tentativa de garantir a nomeação para o Sescoop Alagoas, atualmente sob intervenção administrativa da direção nacional.
Inicialmente, havia expectativa de que João Caldas assumisse a presidência da OCB-AL, mas sua falta de experiência formal no cooperativismo inviabilizou essa possibilidade. Diante desse obstáculo, Verônica Medeiros foi indicada para o cargo, em uma decisão que surpreendeu dirigentes e associados da entidade.
A indicação de Verônica ocorreu após o encerramento abrupto de um processo judicial que se estendia desde 2023. Em dezembro de 2024, o judiciário determinou o fim da intervenção na OCB-AL, levando o Conselho de Administração a destituir a então presidente, Arleide Gomes, e a nomear a nova gestão. Em 8 de janeiro, foi publicado edital convocando uma Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 18 de janeiro, para homologar a escolha da nova presidente.
Nos últimos anos, a OCB-AL enfrentou um imbróglio jurídico devido a denúncias de irregularidades em seus processos eleitorais, o que resultou em uma intervenção judicial entre 2023 e 2024.
Sobre a OCB-AL
A OCB-AL é uma sociedade civil sem fins lucrativos que atua como Sindicato Patronal das cooperativas no estado de Alagoas. Como Unidade Estadual da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a entidade representa cooperativas de diversos ramos e integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (FECOOP/SULENE).
