Política

“Crime de extorsão”: vereador quer regulamentar atividade de flanelinhas em Maceió

"Não são todos, mas boa parte vem praticando condutas abusivas na nossa cidade" afirma vereador do PP

Por Cada minuto 20/02/2025 16h04
“Crime de extorsão”: vereador quer regulamentar atividade de flanelinhas em Maceió
Vereador Thiago Prado (PP) - Foto: Divulgação

O vereador Thiago Prado (PP) anunciou que está formatando um projeto de lei para regulamentar a atividade de flanelinha em Maceió. Em discurso realizado ontem (19), na Câmara Municipal, Prado destacou que muitos desses flanelinhas cometem crime de extorsão.

“Não são todos, mas boa parte vem praticando condutas abusivas na nossa cidade e, nos finais de semana de eventos o problema se intensifica nas redondezas da Ponta Verde, quando alguns distribuem cones e fitas zebradas ao longo das ruas, como se fossem donos do espaço público, e fazem com que o cidadão seja obrigado, compelido a pagar quantias exorbitantes para estacionar seu carro”, afirmou.

O vereador explicou que tal conduta pode ser caracterizada como crime de extorsão, previsto no Código Penal, cuja pena varia de 4 a 10 anos de reclusão, além de multa.

“Estou formatando um projeto de lei, pesquisando modelos que deram certo em outras cidades, para que a gente possa regulamentar a atividade de flanelinha, para dar segurança ao maceioense, em primeiro lugar, e segundo, também catalogar essas pessoas que fazem esse tipo de trabalho, para que elas saibam que quando errarem, quando falharem, serão responsabilizados pelo poder público”, explicou.

Paralelamente, o vereador - que é também delegado da Polícia Civil de Alagoas – destacou a necessidade de ampliação da fiscalização acerca do serviço dos flanelinhas e a importância de discutir a instalação da zona azul na capital, “para que o condutor não seja extorquido”.