Política
MP concede ao governador Paulo Dantas Comenda Rodriguêz de Melo, a mais alta honraria da instituição
O chefe do Poder Executivo foi escolhido para recebê-la como forma de reconhecimento ao seu o trabalho desenvolvido

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) homenageou, por meio do Colégio de Procuradores de Justiça, nesta terça-feira (25), com a comenda Rodriguêz de Melo, o governador de Alagoas, Paulo Dantas. A honraria é outorgada a personalidades conceituadas como “Amigo do Ministério Público Alagoano”. O chefe do Poder Executivo foi escolhido para recebê-la como forma de reconhecimento ao seu o trabalho desenvolvido à frente da gestão estadual.
Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, afirmou que a concessão da comenda é uma forma do MPAL demonstrar que o legado que está sendo construído por Paulo Dantas representa mudanças políticas significativas para Alagoas: “Rodriguêz de Melo foi o primeiro promotor de Justiça negro do nosso MP, um homem que fez história na defesa de populações vulneráveis. Para além disso, foi poeta, cantor, poliglota e uma pessoa que buscou na educação a transformação da sua vida. E quero agora fazer um paralelo com o que governador tem feito em prol da área educacional aqui no estado, com investimentos na construção de mais escolas e na qualidade do ensino, permitindo que Alagoas alcance índices nacionais positivos. Ou seja, vemos, nesses dois exemplos, o poder transformador que tem a educação”, declarou o procurador-geral.
Lean Araújo também destacou que o governador permite a consolidação da lealdade institucional e republicana entre Ministério Público, Poderes Executivo Estadual, Legislativo e Judiciário, e Tribunal de Contas.
Ao receber a homenagem, Paulo Dantas agradeceu o reconhecimento ao trabalho que tem desenvolvido há três anos. “Expresso o meu profundo agradecimento por receber a mais alta honraria do Ministério Público, essa instituição que defende as leis, os direitos do cidadão e a democracia. Sei que a gestão que estamos desenvolvendo também é exitosa em razão da parceria com o MP. Tiramos Alagoas do pódio da violência urbana, construímos várias UPAs e hospitais, estamos cuidando da primeira infância e aplicando cerca de 18% do orçamento em investimentos próprios, com prioridade para a educação. Os indicadores de Alagoas avançaram e muito nos orgulham”, disse o governador.
A solenidade foi prestigiada por dezenas de autoridades, entre membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, secretários estaduais e familiares de Rodriguêz de Melo.
A comenda
A outorga da Comenda Rodriguêz de Melo é uma iniciativa do Colégio de Procuradores de Justiça. Para ser conferida a alguém, precisa da aprovação dos integrantes daquele colegiado e, posteriormente, tornar-se uma resolução. A concedida a Paulo Dantas é a Resolução CPJ nº 37/2024, e foi publicada no Diário Oficial do último dia 20, tendo sido assinada pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo.
Em sua justificativa, o Colégio de Procuradores alegou a “grandeza de espírito público” de Paulo Dantas à frente do governo de Alagoas desde maio de 2022.
A comenda é conferida a personalidades conceituadas como “Amigo do Ministério Público Alagoano”. Desde quando foi instituída, há 25 anos, apenas seis pessoas foram agraciadas com a honraria.
