Política

Vereador Allan Pierre cobra agilidade para que a Câmara possa iniciar o debate do novo Plano Diretor de Maceió

O posicionamento de Allan Pierre foi elogiado por outros vereadores durante a sessão desta terça-feira

Por Redação 25/02/2025 18h06
Vereador Allan Pierre cobra agilidade para que a Câmara possa iniciar o debate do novo Plano Diretor de Maceió
O posicionamento de Allan Pierre foi elogiado por outros vereadores durante a sessão desta terça-feira - Foto: Assessoria

O vereador Allan Pierre, líder do MDB e membro da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara, pediu para que o poder legislativo possa iniciar o mais rápido possível, o debate acerca da elaboração do novo Plano Diretor de Maceió durante a sessão ordinária desta terça-feira (25).

Allan Pierre tem demonstrado preocupação com a expansão imobiliária em Maceió e os impactos que estão ocorrendo no meio ambiente. Durante o início da sessão, o parlamentar trouxe à tona a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) que notificou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que proceda a suspensão das licenças ambientais e urbanísticas dos edifícios conhecidos como ‘espigões’ que estão sendo construídos nos bairros de Guaxuma, Garça Torta e Riacho Doce.

“O que eu peço aos colegas vereadores é que todos possam se debruçar sobre esse assunto para que a Câmara não perca esse protagonismo. Não podemos deixar que isso se transforme uma ação ajuizada pelo Ministério Público, quando isso, na verdade cabe a nós, legisladores. Defendo, sim a expansão imobiliária, mas sobretudo, pensando na qualidade de vida dos cidadãos maceioenses”, disse Allan Pierre.

A recomendação do MPE também orienta que o poder público se abstenha de expedir novas licenças prévias e de instalação até que seja aprovado o novo Plano Diretor do Município de Maceió, com as diretrizes que estabelecerão o uso e ocupação do solo da capital alagoana.

O vereador disse que, além da expansão imobiliária no litoral norte, também é necessário que o parlamento possa ampliar a discussão sobre o potencial construtivo das megatorres na região da Lagoa da Anta, na Jatiúca.

O posicionamento de Allan Pierre foi elogiado por outros vereadores durante a sessão desta terça-feira. A vereadora Fátima Santiago (MDB) e os vereadores Kelmann Vieira (MDB), Rui Palmeira (PSD) e Samyr Malta (Podemos) concordaram com o vereador reforçando a necessidade de o parlamento assumir esse protagonismo perante a sociedade.