Política
PT pressiona Lula por Isnaldo Bulhões no Ministério das Relações Institucionais
Articulação política do governo enfrentou disputa entre aliados e resistência do Centrão

A possível reforma ministerial no governo Lula gerou intensa movimentação nos bastidores políticos. Os líderes do PT passaram a defender o nome do deputado alagoano Isnaldo Bulhões (MDB) para assumir o Ministério das Relações Institucionais, atualmente sob o comando de Alexandre Padilha.
Além do respaldo de petistas, Bulhões conta com o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). No entanto, a sua indicação enfrenta a resistência do PSD, partido comandado por Gilberto Kassab, que procura ampliar a sua participação na Esplanada dos Ministérios.
A disputa se acirra ainda mais com a pressão do Centrão, liderada pelo senador Ciro Nogueira (PP). O bloco tem reivindicado uma redução no espaço ocupado pelo PT em cargas estratégicas de governo, especialmente em articulações políticas.
Atualmente, o partido de Lula comandou a Casa Civil e as lideranças do governo na Câmara, no Senado e no Congresso, cenário que desagradou siglas do bloco governista.
Diante do impasse, o presidente Lula deve se reunir nos próximos dias com Isnaldo Bulhões e Arthur Lira para discutir a reforma ministerial e buscar um equilíbrio na distribuição de cargas, de modo a garantir maior governabilidade e evitar desgastes com sua base aliada.
