Política

Alfredo deve deixar União Brasil, caso partido monte federação com PP de Lira

Informação de que deputado federal cobrará saída da legenda em caso de fusão foi confirmada pelo jornalista Wadson Régis

Por Vinícius Rocha 20/03/2025 14h02
Alfredo deve deixar União Brasil, caso partido monte federação com PP de Lira
Os deputados federais Alfredo Gaspar (UB) e Arthur Lira (PP) - Foto: Reprodução

A possível federação entre Progressistas e União Brasil pode resultar em uma mudança no xadrez político alagoano para as eleições de 2026, principalmente no grupo do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, presidente do PP em Alagoas. 

Alfredo Gaspar, hoje no União Brasil, cotado para a disputa ao Senado, afirmou, ao jornalista Wadson Régis, do portal AL1, que deverá cobrar sua liberação para mudar de partido caso a fusão se concretize. A novidade é mais um elemento de tensão para Lira, que viu um de seus maiores cabos eleitorais em Alagoas, o deputado estadual Davi Davino Filho, deixar o PP - sem, inclusive, avisá-lo. 

Arthur Lira perdeu um aliado estratégico e ainda viu o Republicanos garantir a Davi a legenda para disputar o Senado em 2026. Caso a fusão entre PP e União Brasil se concretize, Alfredo Gaspar vai buscar uma nova legenda e ser mais um concorrente às duas vagas alagoanas no pleito. Saliente-se que té o momento não há nenhuma confirmação de que esses nomes vão ingressar na disputa.   

A movimentação criou um embaraço para Lira, que também planeja concorrer à vaga, além de ter enfraquecido a coesão do seu grupo político. O descontentamento de Lira foi evidenciado após pedir, em conversa com Davi, um vídeo com demonstração de unidade no grupo, o que não foi feito. 

A saída de Davi implica ainda que o grupo da família Davino deverá apoiar Nivaldo Albuquerque para o cargo de Deputado Federal, o que também complica Lira, caso ele decida permanecer no congresso nacional,