Política
Deputado de AL lidera, pela 2a vez, bancada da educação no Congresso

O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) foi reeleito para presidir uma das mais importantes frentes parlamentares do Congresso Nacional, a FPME, também conhecida como ‘bancada da educação’.
A reeleição de Brito é resultado do trabalho realizado pelo parlamentar à frente da comissão, que teve papel decisivo na criação do programa Pé de Meia, que atualmente beneficia mais de 4 milhões de estudantes do ensino médio no país. O presidente da FPME também teve papel destacado na garantia da retomada dos pagamentos do programa aos estudantes.
A Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), é composta por mais de 200 parlamentares, entre deputados e senadores. A missão do colegiado é defender uma educação pública de qualidade, com atuação relevante no Congresso Nacional.
No almoço que marcou a reabertura dos trabalhos da Frente, Rafael Brito destacou que os principais compromissos da bancada da educação, este ano, é a construção do Plano Nacional de Educação e do Sistema Nacional de Educação.
O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), segundo Rafael Brito é totalmente compromissado com a pauta da Educação: “ele já anunciou inclusive uma comissão especial para tratar do PNE, que é o que todos nós queríamos”, afirmou.
“Hoje, durante o almoço de reabertura dos trabalhos da Frente Parlamentar pela Educação, feito em parceria com o Todos pela Educação, discutimos sobre o novo Plano Nacional da Educação e a pauta legislativa para este ano. Fico feliz em reafirmar esse compromisso enquanto presidente da FPME, ao lado de colegas parlamentares e membros da sociedade engajados em prol dessa causa. Tenho certeza de que 2025 é um ano promissor para a educação brasileira e tenho orgulho de contribuir com essa construção”, disse Rafael Brito.
Versão oficial
Veja nota da assessoria
Rafael Brito é reeleito presidente da FPME e defende que a educação esteja no centro das discussões do País
_Deputado alagoano segue como membro da Comissão de Educação da Câmara e presidente da Frente Parlamentar da Educação, liderando debates sobre os desafios do setor_
O deputado Rafael Brito (MDB-AL) reafirmou seu compromisso com a educação brasileira durante o almoço de reabertura dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), realizado nesta quarta-feira (19), em Brasília. O evento, promovido em parceria com o Todos Pela Educação, reuniu parlamentares, especialistas e representantes do Ministério da Educação (MEC) para discutir as prioridades do setor em 2025, com destaque para a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e a construção do Sistema Nacional de Educação (SNE).
Como presidente da Frente Parlamentar e membro da Comissão de Educação da Câmara, Brito defendeu a necessidade de maior rigor na aplicação das metas educacionais e propôs medidas para responsabilizar gestores públicos que não garantirem avanços concretos no setor. “Temos muitas escolas sem água, banheiro, sem o mínimo de estrutura. Assim como um gestor é obrigado a prestar contas ao Tribunal de Contas, ele também deveria responder pelo cumprimento das metas educacionais. Educação não pode ser tratada como um compromisso vago, precisa de cobrança e fiscalização”, afirmou.
O parlamentar destacou a importância da articulação entre o Legislativo e o Executivo para fortalecer políticas públicas voltadas à educação básica, garantindo melhores condições para alunos e professores.
O almoço também marcou a renovação da Mesa Diretiva da Frente Parlamentar Mista da Educação, com Rafael Brito mantendo a presidência e reforçando seu papel na articulação das pautas educacionais no Congresso. Além disso, Brito e Priscila Cruz entregaram homenagens a parlamentares que se destacaram na defesa da educação, reforçando a importância do compromisso coletivo com o tema.
Com sua atuação na Comissão de Educação e na FPME, o deputado federal por Alagoas, segue liderando debates e cobrando avanços concretos para garantir que o direito à educação de qualidade seja efetivamente cumprido no Brasil.
