Política
Ayres defende idulto a golpistas do 8 de janeiro: "Massa de Manobra"
Deputado emedebista afirmou que aqueles que planejaram as ações devem receber “punição severa e sem atenuantes”, enquanto os demais deveriam ser beneficiados com o indulto

O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) defendeu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conceda indulto a participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Segundo ele, essas pessoas estariam sendo usadas como “massa de manobra” pelos responsáveis pela organização das manifestações.
Ayres afirmou que aqueles que planejaram as ações devem receber “punição severa e sem atenuantes”, enquanto os demais deveriam ser beneficiados com o indulto. A declaração foi feita em publicação no X (antigo Twitter), no domingo (23).
No mesmo post, o parlamentar criticou a condenação de Débora Rodrigues dos Santos a 14 anos de prisão. A decisão foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo. Débora foi acusada de pichar, com batom, uma estátua localizada em frente ao STF. Ayres argumentou que a pena prevista para esse crime varia de seis meses a um ano de prisão.
O deputado também mencionou que os participantes dos atos de 8 de janeiro estão sendo condenados com base no artigo 65, inciso III, alínea "e", do Código Penal, que trata de crimes cometidos por multidões.
*Com Cada Minuto
