Política

Renan Filho afirma que o Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações

Ministro destaca infraestrutura e negociações para abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira

Por Redação com agências 26/03/2025 14h02 - Atualizado em 26/03/2025 18h06
Renan Filho afirma que o Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações
Renan Filho, Ministro dos Transportes - Foto: Assessoria

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta terça-feira (25) que o Brasil possui capacidade logística para expandir suas exportações. A declaração foi feita durante encontro no Japão entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empresários da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), que discutiram a abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira.

Renan Filho destacou que o fortalecimento da infraestrutura logística tem sido fundamental para o aumento da competitividade do país no comércio exterior. “Nos últimos dois anos, alcançamos avanços históricos nesse setor, criando novos caminhos logísticos que garantem mais agilidade e segurança para o transporte da nossa produção”, afirmou.

O presidente Lula ressaltou a necessidade de recuperar o fluxo comercial entre Brasil e Japão, que passou de 17 bilhões de dólares em 2011 para cerca de 11 bilhões atualmente. "Temos seis bilhões para recuperar nesta visita", disse.

O ministro enfatizou o papel do Brasil como líder global na exportação de alimentos e citou o crescimento na produção de soja e carne bovina. Segundo ele, o país aumentou em 15 milhões de toneladas a produção de soja, volume equivalente à produção total da Índia, e ampliou em 22% as exportações de carne bovina. “Isso significa que o Brasil tem uma capacidade de dobrar o volume de carne exportada a cada quatro anos”, explicou.

Além das negociações comerciais, a missão brasileira também busca fortalecer parcerias em tecnologia e sustentabilidade, áreas de destaque no Japão. A visita ocorre no ano que marca os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

A delegação brasileira inclui os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e faz parte da estratégia do governo para ampliar as parcerias comerciais e fortalecer a presença do Brasil no mercado global.