Política

Justiça anula afastamento e reconduz prefeito e vice de Rio Largo aos cargos

Decisão liminar aponta falsificação de carta de renúncia e critica conduta da Mesa Diretora da Câmara

Por Redação* 01/04/2025 15h03
Justiça anula afastamento e reconduz prefeito e vice de Rio Largo aos cargos
Carlos Gonçalves e o vice-prefeito, Petterson Henrique - Foto: Reprodução

O juiz Guilherme Bubolz Bohm, da 1ª Vara de Rio Largo, determinou nesta terça-feira (1º) a anulação do ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal que afastou o prefeito Carlos Gonçalves (PP), nome de registro Pedro Carlos da Silva Neto, e o vice-prefeito Peterson Henrique da Silva. Ambos foram reconduzidos aos cargos por meio de decisão liminar. 

A medida foi tomada após a defesa dos gestores impetrar um mandado de segurança (nº 0700911-10.2025.8.02.0051), alegando que a renúncia lida na Câmara se baseou em um documento falsificado. Segundo o magistrado, há indícios de falsidade ideológica na suposta carta de renúncia apresentada pelo presidente da Casa, José Rogério da Silva, com apoio dos vereadores Rafael Rudson Feitosa Pinto, Douglas Henrique de França Costa, Carlos Henrique Rolim Vasconcelos e Márcio Soares Cavalcante. 

O juiz destacou que a Câmara já havia sido alertada pelo prefeito e pelo vice, no dia 19 de março, sobre rumores da existência de um documento fraudulento. Além disso, a liminar aponta falhas no formato da suposta carta, como a ausência de timbre oficial, falta de reconhecimento de firmas e discrepâncias entre assinaturas e datas. 

A decisão também notificou o presidente da Câmara para prestar esclarecimentos em até dez dias. O Ministério Público será ouvido antes da sentença final.

Com Jornal Extra.