Política
Partido terá nome ao Senado e pode fazer 1 federal e 3 estaduais em AL

O ex-deputado estadual Davi Davino Filho deixou o PP de Arthur Lira e se filiou ao Republicanos de Alagoas, com a garantia de que terá legenda para disputar o Senado em 2026. A mudança ocorreu depois das eleições de 2024, quando ele ficou “preso” no seu antigo partido, sem direito a disputar a prefeitura de Maceió.
Davi acompanhou Arthur Lira em 2023 na aliança com o prefeito de Maceió, JHC, reeleito em 2024, sob o compromisso de que seria indicado como candidato a vice-prefeito. O PP poderia indicar seu nome, mas durante o processo surgiram outros nomes, a exemplo de Jó Pereira e Luiz Romero Farias.
Ao fim e ao cabo, JHC deu a vaga para o ex-senador Rodrigo Cunha (Pode) e deixou Davi que tinha nome bem avaliado para disputar a prefeitura fora do jogo, “preso” na legenda do PP.
Após a mudança de partido, ocorrida em 18 de março passado, Davi abriu conversas para viabilizar uma candidatura majoritária para 2026. Ele mira o Senado. Foi candidato a senador em 2022 e teve uma excelente votação, com mais de 60% dos votos em Maceió. Ele avalia que terá mais chances de vitória no próximo ano, quando estarão em disputa duas vagas de senador.
No nov partido, Davi está trabalhando para ajudar na montagem da chapa, tanto de deputado federal quanto de deputado estadual. Ele já antecipou que assumiu o compromisso de votar para federal em Nivaldo Albuquerque, que já foi deputado e será candidato pelo Republicanos. Para estadual, tudo indica que a mãe dele, a deputada estadual Rose Davino vai disputar a reeleição pelo Republicanos.
“Acredito que teremos uma chapa competitiva, tanto na majoritária quanto na proporcional. O Republicanos, pelo que tenho acompanhado, tem chances reais no cenário de hoje de eleger um deputado federal e de fazer pelo menos três deputados estaduais”, avalia.
