Política

Aprovação de Paulo Dantas chega a 41% em Rio Largo, reduto político de Arthur Lira

Pesquisa Ibrape indica fortalecimento do MDB em meio a crise local envolvendo aliados do Progressistas

Por Redação com agências 08/04/2025 14h02
Aprovação de Paulo Dantas chega a 41% em Rio Largo, reduto político de Arthur Lira
Paulo Dantas, governador de Alagoas. - Foto: Reprodução

Apesar da tradicional influência do deputado federal Arthur Lira (PP) em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, o governador Paulo Dantas (MDB) registra 41% de aprovação no município, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ibrape no último dia 5 de abril.

De acordo com os dados, 38% dos entrevistados classificam a gestão de Dantas como “boa” e 3% como “ótima”. Outros 33% consideram a administração “regular”, enquanto 12% a avaliam como “ruim” e 9% como “péssima”. A amostragem ouviu 800 eleitores, com margem de erro de 3 pontos percentuais e 95% de nível de confiança.

Rio Largo tem sido um dos principais redutos eleitorais do Progressistas, impulsionado por repasses de emendas parlamentares viabilizadas por Lira e pelo ex-prefeito Gilberto Gonçalves (PP). Contudo, o cenário político no município se tornou instável com a recente crise envolvendo o prefeito Carlos Gonçalves (PP), acusado de apresentar uma falsa carta de renúncia à Câmara Municipal.

O episódio levou à posse temporária do vereador Rogério Silva (PP) como prefeito interino, mas Carlos negou a renúncia, alegando falsificação da assinatura. A Justiça manteve o atual prefeito no cargo, enquanto o caso segue sob investigação do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil.

Diante da crise, aliados de Carlos Gonçalves cogitaram sua migração para o MDB, partido de Paulo Dantas e do senador Renan Calheiros. O fortalecimento do grupo emedebista em Rio Largo representa uma movimentação estratégica de Calheiros com foco nas eleições de 2026, quando poderá disputar novamente uma vaga no Senado – possivelmente em confronto direto com Arthur Lira.