Política
Servidores públicos de Maceió aceitam reajuste de 5% para 2025
Reajuste será parcelado e inclui implantação de progressões por mérito

Servidores públicos de Maceió, representados por sete sindicatos, aprovaram nesta terça-feira (8) a proposta de reajuste salarial de 5% para o ano de 2025, apresentada pela Prefeitura. O percentual será parcelado em duas etapas: 2,5% em maio e 2,5% em outubro.
A deliberação ocorreu durante Assembleia Geral no Sindicato dos Urbanitários, no bairro do Farol, com participação das seguintes entidades sindicais: Sindspref, Sindsaúde Maceió, Sindacs-AL, Sindas-AL, Sindatran-AL, Sintcomarhp e Sindguarda-AL.
Além do reajuste, foi acordada a implantação das progressões por mérito referentes a dois biênios (um ímpar e um par), também a partir de maio. A medida contempla servidores sindicalizados, que terão um aumento real superior a 10%, segundo estimativa dos representantes da categoria.
O presidente do Sindsaúde Maceió, Alesandro Fernandes, relembrou o histórico das negociações da data-base de 2025, que inicialmente começou com proposta de 0%. “Avançamos gradualmente até chegar aos 5% e conseguimos garantir o início das progressões por mérito, o que representa um ganho significativo para a categoria”, afirmou.
Já o presidente do Sindspref, Sidney Lopes, destacou a importância da articulação conjunta entre os sindicatos para alcançar os resultados. “Trabalhamos com a meta de 8% e conseguimos 5% para todos, além de assegurar as progressões, que representam uma valorização salarial significativa para os sindicalizados”, declarou.
