Política
“A Prefeitura de Maceió precisa assumir responsabilidades na educação”
A denúncia, feita em tom de alerta, revela uma situação preocupante nas unidades escolares da capital alagoana

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, fez duras críticas à gestão da educação pública municipal em Maceió.
A denúncia, feita em tom de alerta, revela uma situação preocupante nas unidades escolares da capital alagoana, com destaque para a precariedade do transporte escolar, abandono de escolas e desvalorização dos profissionais da educação.
Segundo o parlamentar, a população tem acompanhado pela imprensa o que ele classifica como um cenário de “descaso total” por parte da Prefeitura de Maceió. “São crianças e jovens com necessidades especiais precisando se arrastar em ônibus, ônibus destruídos, que não buscam os alunos onde deveriam buscar, escolas abandonadas, obras inacabadas, carteiras destruídas”, descreveu.
O ponto mais recente da denúncia se refere a uma creche vinculada ao programa Gigantinhos, que foi alvo de fiscalização por parte do Ministério Público. De acordo com Rafael Brito, o relatório do órgão constatou que a estrutura da unidade é insegura e não atende às necessidades básicas da comunidade. “Eu faço esse vídeo para aclamar a Prefeitura de Maceió, que assuma de uma vez por todas as responsabilidades na educação do município”, afirmou o deputado.
Rafael também lembrou que Maceió segue ocupando a última posição entre as capitais brasileiras no IDEB, além de oferecer baixos salários aos professores e não valorizar os servidores da área. “Agora a gente tem colhido, infelizmente, graças a essa falta de gestão, péssimos resultados também em infraestrutura e atenção às nossas famílias”, lamentou.
“Educação é coisa séria. A gente precisa tratar a educação com seriedade e fazer na educação o que a sociedade precisa para continuar avançando”, reforçou Rafael Brito. Ele encerrou o vídeo garantindo que continuará exercendo seu papel fiscalizador no Congresso Nacional, denunciando e acompanhando de perto a situação da educação em Maceió.
Até o momento, a Prefeitura de Maceió não se pronunciou oficialmente sobre a denúncia nem sobre o resultado da vistoria realizada pelo Ministério Público na creche citada pelo deputado.
Repercussão
O vídeo de Rafael Brito nas redes sociais teve, até esta quinta-feira (10/04) 116 mil visualizações e centenas de comentários. A maioria, concordando com as críticas do deputado, alguns chamando atenção para problemas nas escolas do interior ou rede estadual e apenas dois ou três em defesa da prefeitura de Maceió..
Veja o que disse Rafael Brito no Instagram
“Você tem acompanhado pela imprensa, pelos jornais que a educação da cidade Maceió tem enfrentado uma série de dificuldades graças a má gestão da prefeitura de Maceió. São crianças e jovens com necessidades especiais precisando se arrastar em ônibus, ônibus destruídos, ônibus que não estão buscando os alunos onde precisam buscar, escolas abandonadas, obras inacabadas, carteiras destruídas, ou seja, um descaso total.
E agora o Ministério Público fez uma fiscalização na creche do programa Gigantinhos e atestou que ela é insegura e não atende às necessidades da população.
Eu faço esse vídeo para clamar a Prefeitura de Maceió, que assuma de uma vez por todas as responsabilidades na educação do município.
Maceió continua tendo o pior IDEB do Brasil, é a pior capital do Brasil no IDEB , remunera mal seus professores, não valoriza os servidores de educação, e agora a gente tem colhido, infelizmente, graças a essa falta de gestão, péssimos resultados também em infraestrutura e atenção às nossas famílias. Educação é coisa séria, a gente precisa tratar a educação com seriedade e fazer na educação o que a sociedade precisa para continuar avançando. A gente está aqui de olho e eu vou continuar denunciando e fiscalizando.”
Veja aqui o vídeo no Instagram
