Política

Caldas se aproximam dos Calheiros e se "distanciam" de Arthur Lira

Nos planos da família, tem a possibilidade de JHC disputar um cargo majoritário

Por Blog de Edivaldo Junior 14/04/2025 05h05
Caldas se aproximam dos Calheiros e se 'distanciam' de Arthur Lira
Arthur Lira e Renan Calheiros. - Foto: Reprodução

O ex-deputado federal João Caldas está fazendo política como nunca. Ele mira uma cadeira de deputado federal em 2026. E não só. Nos planos da família, tem a possibilidade de JHC disputar um cargo majoritário. As opiniões se dividem entre governo do Estado e Senado.

Tudo vai depender de quem os Caldas vão escolher como aliados: os Calheiros ou Lira? Se mantiver a rota de aproximação dos Renans, JHC será candidato ao Senado e praticamente dono de uma das duas vagas que estarão em disputa no próximo ano.

Na outra rota, existe ainda a possibilidade de alinhamento com Arthur Lira. Neste caso, o prefeito de Maceió seria candidato a governador e o ex-presidente da Câmara dos Deputados teria grandes chances de ser o dono da outra vaga para o Senado.

Isso porque a conta que se faz hoje é que uma das vagas será de Renan Calheiros. E confirmado esse cenário, a segunda vaga seria disputada com maiores chances por JHC, Arthur Lira, Davi Davino Filho e Alfredo Gaspar.

Se a decisão fosse tomada hoje certamente os Caldas teriam mais chances de escolher os Calheiros. Na articulação para tentar fazer a tia Marluce Caldas ministra do STJ, JHC se afastou de Arthur Lira e se aproximou de Renan Calheiros e de Renan Filho.

A alguns interlocutores, o prefeito de Maceió chegou a confidenciar que “Arthur Lira atrapalha na nomeação” da tia e quem estaria indo para cima, para resolver, era Renan Calheiros. São versões que se espalham entre amigos, aliados e confidentes do prefeito de Maceió.

Mas se a decisão de escolher Lira ou Calheiros for do pai, João Caldas, não há dúvidas de que ele não ficará com o ex-presidente da Câmara dos Deputados. A falta de simpatia entre os dois é mútua. A falta de apreço é recíproca. Caldas pai não costuma tecer elogios a Lira e este também não costuma elogiar JC.

O mais provável no cenário de hoje – anote aí meu prognóstico – é que Caldas e Calheiros não selem nenhum tipo de aliança formal. Se candidato ao Senado, JHC será um “outsider”, fará campanha como “independente”. Neste caso, tudo certo com os Calheiros, que ao que parece manobram neste momento para "isolar" Lira;

Se candidato ao governo, a história é outra. E nesse caso, tudo indica que montará palanque com Arthur Lira, quer JC goste ou não. Mas essa é outra história.