Política
PT Nacional desmonta manobra do diretório estadual às vésperas das eleições
A decisão representa uma vitória para a corrente do deputado estadual e candidato à presidência do PT em Alagoas, Ronaldo Medeiros

Em uma ofensiva direta contra decisões arbitrárias da Executiva Estadual do partido em Alagoas, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) determinou a reintegração imediata de 3.386 filiados cujas inscrições haviam sido indeferidas sem justificativa legal ou solicitação dos filiados. A medida foi publicada através de ofícios da Secretaria Nacional de Organização do PT.
Os documentos expuseram irregularidades cometidas na condução de processos internos pela legenda em Alagoas.. Com eleições marcadas para 6 de julho, o PT enfrenta uma série de polêmicas na sua disputa interna.
A Câmara de Recursos do Diretório Nacional, instância responsável por revisar decisões locais, considerou decidiu, por unanimidade, restabelecer todos os registros cancelados.
A Secretaria Nacional de Organização foi encarregada de levantar todos os casos de desfiliações em “volume excessivo” e exigir que os responsáveis apresentem a documentação comprobatória.
A decisão representa uma vitória para a corrente do deputado estadual e candidato à presidência do PT em Alagoas, Ronaldo Medeiros. Já que as filiações, antes excluídas, estão ligadas ao seu grupo, a Resistência Socialista. Elas haviam sido haviam sido indeferidas por dirigentes do partido ligados à tendência denominada Construindo um Novo Brasil (CNB), ligada ao deputado federal Paulão, que tem a sindicalista Dafne Orion como representante na disputa interna.
O Processo de Eleição Direta (PED) 2025, do PT, está marcado para julho deste ano e renovará as direções municipais, estaduais e nacional do partido.
