Política
Em missão na China, senadora Eudócia Caldas visita hospital que utiliza inteligência artificial e robótica
Parlamentar é mãe do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL)

Durante agenda oficial na China, a senadora Eudócia Caldas (PP-AL) visitou o Smart Hospital Templo do Céu, em Pequim. Referência internacional em saúde digital, o hospital integra tecnologias como inteligência artificial, robótica e big data em suas atividades diárias, desde a triagem de pacientes até a gestão automatizada de estoques.
A senadora foi recebida pelo diretor da unidade, Dr. Rui Li, que apresentou as soluções aplicadas no hospital, entre elas prontuários eletrônicos integrados, telemedicina e uso de robôs no atendimento. O objetivo, segundo a gestão do hospital, é reduzir filas, minimizar erros médicos e aprimorar a experiência do paciente.
O hospital está localizado ao lado do Templo do Céu, patrimônio da Unesco e símbolo histórico da capital chinesa. A visita faz parte de uma série de compromissos da senadora, que também esteve no laboratório SINOVAC, um dos maiores centros de biotecnologia do mundo, onde são desenvolvidas vacinas com tecnologias de ponta.
Eudócia afirmou que a missão busca aproximar o Brasil de experiências bem-sucedidas em inovação na área da saúde pública. A parlamentar defende a aplicação de soluções digitais no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em ampliar o acesso, melhorar a gestão e salvar vidas.
Durante a visita à SINOVAC, o vice-presidente da empresa, Weining Meng, demonstrou interesse em estabelecer operações no Brasil. A senadora destacou o potencial de Alagoas para receber investimentos do setor.
